Publicidade

O Brasil e o Mundo em 2002: Um ano glorioso e da volta por cima para Lula presidente e Ronaldo pentacampeão

O Blog Contando a História relembra hoje os fatos mais marcantes de 2002, o ano das voltas por cima de dois brasileiros.



Foram quatro tentativas até que em 27 de outubro o voto de 53 milhões de pessoas elegeu Luís Inácio Lula da Silva o primeiro presidente de origem popular da história. A campanha presidencial foi tensa, logo no começo do ano quem liderava as pesquisas era a então governadora do Maranhão Roseana Sarney, mas o escãndalo do dinheiro encontrado na Lunus, empresa de consultoria que tinha com o marido Jorge Murad acabou minando sua candidatura. A partir daí a disputa foi contra José Serra (PSDB), Anthony Garotinho (PSB) e Ciro Gomes (PPS). Depois do primeiro turno onde Lula e Serra seguiram para o segundo turno onde Lula ganhou o apoio de Ciro e Garotinho e Serra ficou isolado, assim Lula foi eleito com mais de 61% dos votos e um metalúrgico chegava à Presidência da República.


As eleições de 2002 fizeram de Enéas Carneiro o maior campeão de votos da história. Três vezes candidato à presidência pelo nanico PRONA, ele se candidatou à deputado federal por São Paulo e com mais de 1,5 milhão de votos elegeu - se deputado e levou junto outros seis candidatos com menos votos. Ainda na eleição de 2002 velhos caciques da política foram derrotados nas urnas como Orestes Quércia, Leonel Brizola e Paulo Maluf, por outro lado políticos que se envolveram nos escândalos anteriores foram eleitos, casos de ACM e José Roberto Arruda, que renunciaram ao mandato devido ao caso da violação do painel do Senado voltaram ao Congresso via voto.

A crise econômica voltou a bater na porta do Brasil, com o dólar nas alturas batendo na casa dos 3 reais e o mercado nervoso por conta das eleições. No fim do ano a inflação bate na casa dos dois dígitos fechando o ano em 11%.



Num crime que estarreceu o país o jornalista Tim Lopes é sequestrado e morto por traficantes. Tim fazia uma reportagem sobre o tráfico na Vila Cruzeiro quando um grupo de traficantes liderado por Elias Maluco o sequestrou e julgou. Tim foi morto por um golpe de espada e seu corpo foi esquartejado e queimado no micro-ondas. Exames de DNA confirmaram a morte de Tim Lopes. Três meses depois Elias Maluco seria preso e anos mais tarde julgado e condenado.


Depois de 53 dias o publicitário Washington Olivetto é libertado do cativeiro e solto sem que os sequestradores pedissem dinheiro para o resgate. 


Num crime pra lá de macabro, Suzane Von Richtofen mandou matar os próprios pais. O casal Alfred e Marizia foram mortos enquanto dormiam com barras de ferro pelos irmãos Cravinhos, pois eles não aceitavam o namoro de Suzane com Daniel. Ela e os irmãos Cravinhos seriam condenados a 39 anos de prisão em julgamento ocorrido em 2006.


No Oriente Médio explode a guerra entre tropas de Israel e a Palestina. Na maior operação militar desde 1982 o exército israelense invadiu casas e campos de refúgio de palestinos levando a ONU a reconhecer a criação do estado palestino.


Um ano após o 11 de setembro, o governo americano resolve mudar o foco e em discurso pede o apoio das Nações Unidas para derrubar o ditador do Iraque Saddam Hussein sob a falsa alegação de que o país tinha armas químicas.


Em Bali um atentado terrorista mata mais de 200 pessoas e 100 ficaram feridas. Na Rússia 150 pessoas morreram durante invasão ao Teatro da Cultura por terroristas chechenos.


O filme Cidade de Deus se torna fenômeno de público e de crítica. Baseado no livro de Bráulio Mantovani o filme retrata o crescimento do crime organizado entre as décadas de 60 e 80 no bairro da Cidade de Deus. O filme dirigido por Fernando Meirelles concorreu em 2004 a quatro indicações ao Oscar, mas não levou nenhum.


Com o sucesso da Casa dos Artistas, a Rede Globo lança o Big Brother, o reality show com anônimos que se transformariam em celebridades instantâneas. O primeiro vencedor foi Kléber Bambam.


Fátima Bernardes viveu um ano intenso devido à suas atuações de destaque no Jornal Nacional sendo eleita a Musa da Copa do Mundo pelo trabalho na Ásia e nas eleições brilhou nas entrevistas com os candidatos à Presidência.







Desacreditada a seleção saiu do Brasil sem esperanças, mas a Família Scolari cresceu em campo e com Ronaldo inspirado e Rivaldo jogando muito o Brasil se tornou o primeiro pentacampeão mundial da história. A campanha vitoriosa no outro lado do mundo teve sete vitórias em sete jogos. Começou sofrido com uma vitória diante da Turquia com a ajuda do juiz, depois as goleadas contra China e Costa Rica. Nas oitavas o Brasil saiu do sufoco contra a Bélgica e venceu sofrido. Contra a Inglaterra, show de Ronaldinho Gaúcho que deu passe para Rivaldo marcar e depois um golaço que encobriu o goleiro Seaman, depois seria expulso num lance desleal. Na semifinal contra os turcos, Ronaldo chutou de bico pra nos levar à terceira final seguida. Na decisão contra a Alemanha brilhou a estrela do Fenômeno. Ele que havia sofrido uma grave contusão e que por muitos nunca mais jogaria futebol deu a volta por cima com dois gols: no primeiro um chute despretensioso de Rivaldo que Oliver Kahn pegaria acabou se transformando numa falha fatal e R9 não perdoaria e o segundo recebendo lançamento de Kléberson e o chute seco sem chance de defesa de Kahn. O Brasil era penta! Cafu erguia a taça e num lindo gesto ergue a Taça FIFA sob a chuva de papel picado que caía no estádio de Yokohama.


O Corinthians se sagra bicampeão da Copa do Brasil numa final polêmica com o surpreendente Brasiliense. Vitória no primeiro jogo com gol polêmico e empate no segundo deram o título ao Timão que ainda ganhou o Torneio Rio São Paulo.




Resultado de imagem para Uma nova geração de Meninos da Vila surgiu em 2002


Uma nova geração de Meninos da Vila surgiu em 2002. Liderados pelo futebol moleque de Robinho que deu pedaladas pra posteridade e Diego, o Santos se torna campeão brasileiro com uma geração de talentos como Elano, Paulo Almeida e Renato comandados por Emerson Leão que dá a volta por cima depois do fracasso com a seleção. Foi o último campeonato disputado no sistema mata mata.


A seleção masculina de vôlei comandada por Bernadrinho conquista o título mundial da modalidade 20 anos depois de chegar à final pela primeira vez contra a mesma Rússia.




Michael Schumacher conquista o pentacampeonato mundial de Fórmula 1 num ano em que sobrou na pista, mas que teve uma mancha. No GP da Áustria, Rubens Barrichello estava com a vitória assegurada, mas uma ordem de equipe tirou a vitória do brasileiro que mesmo assim fica com o vice campeonato. Na Fórmula Indy Cristiano da Matta se sagrava campeão e Hélio Castroneves vencia pela segunda vez as 500 milhas de Indianápolis.





2002 marcou a despedida de Chico Xavier, o maior médium e maior divulgador do espiritismo no Brasil, de Osvaldo Sargentelli, o criador das Mulatas, do ator Mário Lago que também compôs marchinhas e sambas de carnaval, do cantor de funk Claudinho que fazia dupla com Buchecha, do jurista Evandro Lins e Silva e do ator Carlos Zara.

Em breve os fatos mais marcantes de 2003.

CONVERSATION

10 $type={blogger}:

  1. O ano foi cheio de fatos surpreendentes, mas pra mim foi marcado de forma profunda por ter sido o ano em que perdi minha coleção de revistas semanais (Veja, Istoé e Época) desde 1994. O que fizeram comigo foi imperdoável, inaceitável e inadmissível, foi difícil conviver sem a coleção, mas quatro anos depois retomei e voltei a colecionar.

    ResponderExcluir
  2. Foi o ano em que nasci vim por curiosidade

    ResponderExcluir
  3. Tinha só 10 anos nessa época, mas como foi ótimo!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha 14 na época, foi um ano bom e ruim para mim, bem intenso.

    ResponderExcluir
  5. O ano da minha primogênita 😁😁

    ResponderExcluir