Publicidade

O Brasil e o Mundo em 2008: Obama, o primeiro presidente negro dos EUA, crise econômica derruba economia, Isabela Nardoni é morta e Brasil brilha na Olimpiada de Pequim

O Blog Contando a História relembra hoje o que de mais importante aconteceu em 2008.



Na maior crise desde 1929 a economia mundial vira de cabeça pra baixo, tudo causado pela falência do banco Lehman Brothers. Como em efeito dominó as demais instituições financeiras quebraram, pacotes foram baixados nos países que sofreram com os efeitos e ainda sofrem. O Brasil acabou não aproveitando o mau momento pra crescer e sua economia então estagnou.



Barack Hussein Obama se tornou o primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos ao vencer a eleição presidencial com uma campanha empolgante e o uso contínuo da internet. O slogan Yes, we can contagia o planeta e enche de esperança o mundo.


No Brasil um crime bárbaro marcou o ano. A morte da pequena Isabela Nardoni comove o país. Isabela é arremessada do sexto andar do Edifício London e gravemente ferida não resistiu aos ferimentos morrendo pouco tempo depois. Alexandre Nardoni, pai da menina e Ana Carolina Jatobá foram condenados e cumprem prisão desde então.


A Operação Satiagraha descobriu uma quadrilha que desviou dinheiro público e levou à prisão vários envolvidos e indiciou outros, como o banqueiro Daniel Dantas. O caso teve como um dos destaques o deleagdo Protógenes Queiroz.


Durou 100 horas o sequestro que terminou com a morte de Eloá Cristina Pimentel, assassinada por Lindemberg Alves. Eloá morreu com dois tiros. Foi o mais longo cárcere privado já registrado pela polícia de São Paulo.


Depois de quase 50 anos Fidel Castro anuncia sua renúncia ao comando de Cuba e das forças armadas. Quem assume o cargo é Raul Castro.


Em Santa Catarina, a maior tragédia natural da história. As fortes chuvas e a enxurrada deixa enorme rastro de destruição com mais de 100 pessoas mortas.



Uma nova cara do humor na TV. O CQC (Custe o Que Custar) estreia com enorme estardalhaço e boa repercussão da crítica. O programa da rede Bandeirantes vira mania com os homens de preto, liderados por Marcelo Tas.



A novela A Favorita prende a atenção do país e revela o talento de João Emanuel Carneiro como um dos melhores autores da nova geração.




Por um ponto o Brasil não voltou a ter um campeão mundial na Fórmula 1. Felipe Massa foi campeão por 20 segundos, pois na última curva do circuito de Interlagos, o alemão Timo Glock com pneus nada adequados para a pista molhada não aguentam e Lewis Hamilton faz a ultrapassagem que lhe dá o título mundial da temporada. Massa fazia então sua melhor temporada na carreira com seis vitórias.



O São Paulo conquista seu sexto título brasileiro e o primeiro tricampeonato consecutivo sob o comando de Muricy Ramalho. A equipe do Grêmio mostrou força e ficou com o vice campeonato. Para o torcedor do Vasco um ano dramático que culmina com o inédito rebaixamento à Série B. Na segundona o Corinthians conquista o troféu iniciando sua sensacional volta por cima que culminaria com a conquista do Mundial de Clubes em 2012.



O americano Michael Phelps e o jamaicano Usain Bolt roubam a cena nos Jogos Olímpicos de Pequim. Na olimpíada da China os dois atletas alcançam feitos incríveis. Phelps se torna o maior medalhista de ouro da história e Bolt comanda a Jamaica nas conquistas dos 100, 200 m e revezamento 4 x 100 com direito à três recordes mundiais.




O Brasil faz bonito e conquista 15 medalhas nos Jogos Olímpicos. Três delas foram de ouro. César Cielo entra pra história ao ser o primeiro nadador brasileiro a conquistar a medalha de ouro na prova mais rápida da natação, os 50 m livre, Maurren Maggi conquista uma medalha de ouro redentora no salto em distância, pois ela voltava de suspensão por doping e o time feminino de vôlei comandado por José Roberto Guimarães leva o ouro que escapou das mãos em Atenas. Ganhamos quatro medalhas de prata com o vôlei masculino, a seleção feminina de futebol, a dupla Robert Scheidt e Bruno Prada na vela e com Fábio Luiz e Márcio no vôlei de praia masculino. E as medalhas de bronze foram oito: três no judô com Ketleyn Quadros, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo, uma no taekwondo com Natália Falavigna, uma na vela feminina com Fernanda Oliveira e Isabel Swan, uma no vôlei de praia masculino com Ricardo e Emanuel, a seleção de futebol que mais uma vez parou na Argentina e com César Cielo nos 100 m livre.


[dercy.jpg]

Resultado de imagem para heath ledger coringa




Em 2008 as mortes mais marcantes foram do ator australiano Heath Ledger, do empresário Beto Carrero, do ator Rubens de Falco, do escritor Arthur C. Clarke, autor de 2001, uma odisseia no espaço, da escritora Zélia Gattai, viúva de Jorge Amado, da irreverente atriz Dercy Gonçalves, do estilista francês Yves Saint Laurent, do intérprete Jamelão, do pintor e escultor Athos Bulcão, do cantor e compositor Dorival Caymmi, do ator Paul Newman, do cantor Waldick Soriano e do jornalista Fernando Barbosa Lima.

Em breve os principais acontecimentos de 2009.

CONVERSATION

18 $type={blogger}:

  1. o melhor ano da minha vida #2008Forever...

    ResponderExcluir
  2. Em 2008,eu encontrei a mulher da minha vida,com quem sou casado hoje.Em 2008 eu fui em parte realizado financeiramente.Hoje sou casado com essa mesma pessoa que conheci em 2008;ela era apenas uma menina,e hoje é uma mulher forte.Mais,tenho saudades de 2008

    ResponderExcluir
  3. Em 2008,eu encontrei a mulher da minha vida,com quem sou casado hoje.Em 2008 eu fui em parte realizado financeiramente.Hoje sou casado com essa mesma pessoa que conheci em 2008;ela era apenas uma menina,e hoje é uma mulher forte.Mais,tenho saudades de 2008

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. parabens por ser casasado ate hoje viu agora se separam tao rapido

      Excluir
    2. não sou prof de português mais se vc ficar repetindo muito 2008 o texo fica cansativo e chato so uma dica não quero ofender tenho apenas 11 anos

      Excluir
  4. 2008 forever ... melhor ano da minha vida!

    ResponderExcluir