O Contando a História traz em seu último post do ano os 45 anos de um crime que chocou os fãs dos Beatles em todo o mundo, o assassinato de John Lennon.
John Lennon foi um dos nomes mais marcantes da história da música mundial além de ser ativista e fundador da maior banda da história do rock, os Beatles. A banda teve como integrantes Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr e alcançou a fama mundial na década de 1960 até que a banda se separasse e chegasse ao fim em 1970. Nessa época ele já estava atuando em carreira solo com a banda Plastic Ono Band que tinha com sua segunda esposa, a japonesa Yoko Ono. Ao lado de Yoko Ono se engajou nas causas sociais e criou músicas que viraram hinos pela paz como Imagine, Give Peace a Chance e Happy Xmas (War is Over), canção que ficou conhecida no Brasil como Então é Natal gravada por Simone em 1995.
Naquela segunda-feira 8 de dezembro de 1980 John Lennon e Yoko Ono estavam retornando ao Edifício Dakota em Nova York após a gravação do álbum Double Fantasy quando Mark David Chapman, então com 25 anos se aproximou do cantor, horas antes ele esteve no estúdio de gravação pedindo um autógrafo na capa do disco. Chapman se aproximou de Lennon chamando de Mr. Lennon, sacou o revólver e disparou cinco vezes contra o músico. O porteiro do predío desarmou Chapman e perguntou: O que você fez? e Chapman respondeu dizendo que atirou em John Lennon. Levado ao hospital St. Luke Roosevelt foi declarado morto pelos médicos devido aos graves ferimentos causados pelo projétil que rompeu a artéria aorta. O edifício foi cercado pelas multidões que não acreditaram no que aconteceu. John Lennon foi cremado e suas cinzas entregues a Yoko Ono que optou por não fazer um funeral. O assassino justificou ter atirado contra Lennon por causa das declarações sobre Deus e a religião daí o seu ódio. Mark David Chapman foi condenado a prisão perpétua e desde o ano 2000 teve vários pedidos de liberdade condicional negados. O caso rendeu várias teorias conspiratórias que jamais foram provadas e três filmes: O Assassinato de John Lennon focado na vida de Mark David Chapman antes do crime, Capítulo 27 - O Assassinato de John Lennon baseado no livro Let me take you down escrito por Jack Jones e The Lennon Report destacando a luta desesperada dos enfermeiros pra salvar a vida do cantor.
Aqui trago os registros da imprensa brasileira.
O assassinato foi no fim do dia 8 e os jornais não registraram nada na edição do dia 9 exceto o Jornal do Brasil que deu uma nota em edição atualizada e tudo ficou pra edição do dia 10 de dezembro, quarta feira.
As capas das revistas sendo que Manchete incluiu em matéria extra na edição do dia 20 de dezembro e na edição seguinte trouxe as fotos do cantor morto no necrotério do hospital de Nova York.
E aqui a notícia da morte do cantor em matéria do Jornal Hoje do dia seguinte.
E esse foi o último post da temporada. E esse ano tive dias difíceis com problemas no PC somado aos meses de internação de meu pai que segue acamado o site teve atrasos e nos últimos dias de novembro fiz uma força tarefa pra deixar tudo em dia. Em 2026 teremos muitas efemérides no cardápio e espero contar com vocês. Um feliz Natal e um próspero ano novo pros leitores do Contando a História.





















0 $type={blogger}:
Postar um comentário