quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Brasil e o Mundo em 2004: Tsunami varre o Sudeste da Ásia, Estouram os primeiros escãndalos do governo Lula, Madri sofre com o terror, Record muda sua linha de programas, Brasil brilha nas Olimpíadas de Atenas e ano pesado com adeus à Reagan, Brizola, Arafat e Marlon Brando

O Blog Contando a História relembra hoje os fatos mais marcantes de 2004.





O maior acidente natural da história ocorreu em 26 de dezembro. Um terremoto de magnitude 9,4 na escala Richter seguido de maremoto e tsunami seguido de ondas gigantes provocou destruição nos países do Sudoeste Asiático. Ao todo morreram quase 400 mil pessoas. A solidariedade do mundo ajudou a diminuir a dor e mais de US$ 140 milhões foram doados pela comunidade internacional na maior ajuda humanitária da história. O fenômeno provocou também uma mudança no eixo de rotação da Terra, quase imperceptível.



Aqui no Brasil ocorreu o tsunami Waldomiro Diniz. O assessor de José Dirceu, ministro chefe da Casa Civil era flagrado extorquindo o empresário Augusto Ramos para obter fundos para a campanha eleitoral do PT. O caso foi divulgado pela revista Época que teve acesso às fitas. Waldomiro foi demitido e provocou a primeira crise política do mandato de Lula. Em outra crise do ano, o repórter Larry Rohter foi expulso do país, mas acabou ficando. Larry que era correspondente do New York Times escreveu em reportagem que o presidente bebia.





Um novo atentado terrorista amedronta o mundo. Desta vez em Madri. Uma série de dez explosões em quatro estações deixou mais de 190 mortos. A célula europeia da al Qaeda assuniu a autoria do atentado e teve reflexo na eleição de Jose Luis Zapatero nas eleições parlamentares.



Outro massacre do ano aconteceu em Beslan, na Ossétia do Norte. Quatro terroristas chechenos invadiram a escola armados e fizeram mais de 1200 pessoas reféns. Depois de três dias de negociações a polícia russa entrou na escola e os sequestradores detonaram os explosivos e atiraram nos reféns.O saldo da carnificina: 393 pessoas mortas, sendo 186 crianças.



George W. Bush se reelege graças à onda de conservadorismo que tomou conta dos americanos e ganha mais quatro anos no poder.







Disposta a entrar na briga pelo primeiro lugar no Ibope a Rede Record promove uma série de mudanças deixando a linha popular de lado e apostando em novos programas com produção sofisticada. Estreiam no ano o humorístico Show do Tom com Tom Cavalcante, o reality show O Aprendiz com Roberto Justus e a revista eletrônica Domingo Espetacular, clone do Fantástico. A emissora também lança seu departamento de dramaturgia com o remake de A Escrava Isaura em nova adaptação da obra de Bernardo Guimarães com Bianca Rinaldi no papel principal e Leopoldo Pacheco no papel do vilão Leôncio.





A novela Senhora do Destino de Aguinaldo Silva empolga o país. A história de Maria do Carmo, personagem de Suzana Vieira comove o país que se diverte com as vilanias de Nazaré, personagem de Renata Sorrah e conquista altos índices de audiência.







Torben Grael conquistou o ouro da classe Star em Atenas 2004, ao lado de Marcelo Ferreira  (Foto: Getty Images)



Um salto de qualidade no esporte brasileiro. O Brasil volta dos Jogos Olímpicos de Atenas com dez medalhas, sendo cinco de ouro no vôlei masculino, no vôlei de praia masculino com Ricardo e Emanuel, na vela com Torben Grael e Robert Scheidt e no hipismo com Rodrigo Pessoa, aliás ele teve de esperar um ano para receber, pois o irlandês Cian O' Connor teve sua medalha cassada, mas foi outro irlandês, Cornelius Horan, um lunático que tirou a medalha de ouro de Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona, mas ele demonstrou espírito esportivo e seguiu em frente para conquistar a medalha de bronze e o prêmio Pierre de Coubertin que valoriza a importância da competição. Dentre as decepções a ginasta Daiane dos Santos que cometeu dois erros e deixou a medalha escapar na final do solo e o vôlei feminino que tinha 24/19 no quarto set e ficou a um ponto de ir à final, mas a Rússia cresceu e virou o jogo no fim.





Michael Schumacher conquista seu sétimo título mundial de Fórmula 1 num ano em que reina absoluto na pista. Rubens Barrichello fica com o vice campeonato. Na Fórmula Indy, Tony Kanaan se torna o campeão da categoria ao participar de todas as voltas do campeonato e Nelsinho Piquet vencia a Fórmula 3 Inglesa.











O Brasileirão de 2004 foi emocionante até o fim. Em sua segunda edição por pontos corridos, a disputa se polariza entre Atlético Paranaense e Santos. O Furacão liderava com o Santos logo na cola e na penúltima rodada o Atlético Paranaense perde para o Vasco e o Santos entra em vantagem. Na última rodada a vitória sobre o Vasco e o empate do Furacão dá o título ao Santos. Robinho comandou o time na conquista, mas nas últimas rodadas não pode atuar devido ao sequestro de sua mãe, mas voltou a tempo de participar do título. O campeonato foi um sofrimento para as torcidas de Flamengo, Atlético Mineiro, Vasco e Grêmio, este rebaixado. Washington do Atlético Paranaense supera o drama de ficar parado por conta de problemas de coração e se torna o maior artilheiro em uma edição de campeonato brasileiro com 34 gols.





Mas o fato que marcou o campeonato ocorreu na noite de 27 de outubro no Morumbi. O zagueiro Serginho do São Caetano morre durante o jogo com o São Paulo por um ataque cardíaco fulminante e o São Caetano foi punido com a perda de 24 pontos no STJD. O caso não foi o único no futebol mundial. Em janeiro o húngaro Miklos Feher desaba e morre depois de tomar um cartão amarelo em Portugal e em 5 de dezembro o brasileiro Cristiano Júnior morre de ataque cardíaco na Índia quando jogava pelo Dempo.















Entre as mortes de 2004 destaque para Ronald Reagan, o presidente americano que colocou a economia nos trilhos, Leonel Brizola, o político que governou dois estados brasileiros, os atores Marlon Brando e Christopher Reeve, o eterno Super Homem do cinema, o fotógrafo francês Henri Cartier Bresson, o líder palestino Yasser Arafat, o escritor Fernando Sabino, o economista Celso Furtado e o ex jogador Leônidas da Silva, primeiro grande jogador brasileiro que ficou conhecido como Diamante Negro.

Em breve os fatos mais marcantes de 2005.

15 comentários:

  1. Amei, isso me ajudou muito em uma pesquisa q eu fiz pro colégio!!!

    ResponderExcluir
  2. Esse blog tb me ajudou em uma pesquisa de história , Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. na minha pesquisa de história também.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  3. Me ajudou a fazer uma pesquisa de história!!!!!! Muito Bom

    ResponderExcluir
  4. me ajudou a fazer uma pesquisa de historia !!

    ResponderExcluir
  5. muito obrigado ajudou muito com o trabalho de história tirei 100 em história por causa do trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por terem usado meu blog como fonte. Agradeço à todos.

      Excluir
  6. ano 2004 foi ano bom para as pessoa morre nao foi muito bom mais foi epoca boa lembro ate hoje

    ResponderExcluir
  7. ano 2004 foi ano bom para as pessoa morre nao foi muito bom mais foi epoca boa lembro ate hoje

    ResponderExcluir
  8. Me ajudou a entender alguns fatos da minha infância. Que ano perturbador!

    ResponderExcluir
  9. Fez reelembrar muita coisa ano conheci monha jaque

    ResponderExcluir
  10. vlw kleber , ajudou na pesquisa de escola

    ResponderExcluir