Publicidade

30 anos do fim do maior narcotraficante da história, Pablo Escobar

Há exatos 30 anos terminava uma das carreiras mais cruéis do crime organizado no mundo com a morte do traficante Pablo Escobar.

Conhecido como Barão da Coca Pablo Escobar Gavíria foi um dos maiores criminosos da história do narcotráfico e através do Cartel de Medellín comandou o monopólio da distribuição de cocaína nos EUA nas décadas de 1980 e 1990.


O Cartel de Medellín foi fundado em 1976 e estabeleceu as rotas de contrabando para os EUA e graças ao Cartel ganhou status e poder usando da intimidação e do suborno como armas para silenciar jornalistas, juízes e políticos. Quem não aceitava suas condições era executado pelo seu exército que tinha 5 mil homens. Além disso financiou campanhas políticas por anos e em 1989 foi o sétimo homem mais rico do mundo segundo a revista Forbes. Em 1989 Pablo Escobar foi ameaçado de ser extraditado e em junho de 1991 se rendeu e impôs condições para se entregar às autoridades colombianas indo pra sua própria prisão, a La Catedral e ali mesmo comandou as operações do tráfico até fugir em 1992.

No dia 2 de dezembro de 1993 a inteligência colombiana localizou o traficante e depois de intensa troca de tiros com a polícia Pablo Escobar foi morto pelos policiais assim como seus comparsas. Terminava ali uma carreira marcada por crimes e um triste legado. O seu túmulo virou atração turística na cidade colombiana que tenta esquecer esse período.


CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário