sexta-feira, 12 de julho de 2013

O Brasil e o Mundo em 1980: Desaparecem Lennon e a TV Tupi, João Paulo II emociona o Brasil e Reagan vence eleição nos EUA

Dando prosseguimento à nosso especial contando o que foi notícia em anos anteriores, hoje vamos relembrar o que de mais importante aconteceu em 1980, um ano agitado.



Dois tiros calaram John Lennon. No dia 8 de dezembro no Edifício Dakota em Nova York, quando voltava do estúdio depois da gravação do álbum Double Fantasy, ele foi alvejado por dois tiros disparados por Mark David Chapman encerrando definitivamente a chance da volta dos Beatles. Em seus 40 anos de vida as declarações polêmicas e sua obra inquestionável fizeram de Lennon um dos maiores artistas da história, além de engajar nas causas políticas.



Faltando dois meses para completar 30 anos a TV Tupi, a pioneira da América Latina fecha as portas devido à má gestão de seus administradores. No começo do ano a novela Drácula teve apenas 4 capítulos exibidos e a novela Como Salvar meu casamento teve seu fim antecipado faltando 20 capítulos para ser concluída fechando o departamento de dramaturgia. Em 14 de julho a TV Tupi Canal 4 de São Paulo fecha as portas, as outras seis emissoras próprias são fechadas quatro dias depois por tersm sido declaradas peremptas. A TV Tupi do Rio de Janeiro ficou em vigília no dia 17 de julho. Às 12:36 do dia 18 de julho a TV Tupi do Rio de Janeiro, última a resistir saiu do ar e o cristal foi retirado além do transmissor ser lacrado. Das oito emissoras que pertenciam aos Diários Associados a TV Brasília e a TV Itapoan de Salvador escaparam de ter o mesmo fim. Suas concessões foram dadas aos empresários Sílvio Santos (SBT) e Adolpho Bloch (Rede Manchete).







João Paulo II visitou o Brasil pela primeira vez e encantou o povo brasileiro em sua passagem de 13 dias. Ele rezou missas em 13 cidades diferentes. Em Brasília, na Esplanada dos Ministérios ele rezou para mais de 200 mil pessoas, visitou a favela do Vidigal no Rio e falou com a classe trabalhadora de São Paulo.



Com uma grande margem de votos, Ronald Reagan é eleito presidente dos Estados Unidos derrotando o democrata Jimmy Carter sinalizando uma era conservadora no país.



Na Iugoslávia, o Marechal Tito morre em 4 de maio e foi o responsável por unir as repúblicas num só país. A Iugoslávia deixou de existir a partir de 1991.



A Voz cantava pela primeira vez no Brasil e em um show histórico Frank Sinatra magnetizou o público que lotou o Maracanã na noite de 26 de janeiro onde cantou seus maiores clássicos.









O Flamengo inicia em 80 uma arrancada para se tornar o melhor clube do mundo ao vencer pela primeira vez o campeonato brasileiro numa decisão polêmica e emocionante contra o Atlético Mineiro com o gol do título marcado por Nunes.



Nas olimpíadas de Moscou os americanos e os países capitalistas boicotaram os jogos na União Soviética em protesto contra a invasão ao Afeganistão. O Brasil faz sua melhor participação até então conquistando duas medalhas de ouro na vela e dois bronzes, um deles por João do Pulo, que 12 anos depois revela que havia sido roubado na final do salto triplo. O caso não deu em nada. O ursinho Misha conquista a simpatia do público ao chorar na cerimônia de encerramento marcando o momento mais marcante das Olimpíadas.



O australiano Alan Jones foi o campeão mundial de Fórmula 1 numa disputa com o brasileiro Nélson Piquet que foi o vice campeão.







Um ano repleto de perdas: O teatro perdeu Nelson Rodrigues, o homem que retratou o cotidiano carioca, o poeta Vinícius de Moraes, um dos criadores da Bossa Nova, o cinema perdeu o mestre do suspense Alfred Hitchcock, o samba ficou órfão sem Cartola, a filosofia ficou sem Jean Paul Sartre e a psicologia perdeu Jean Piaget.

Em breve os fatos que marcaram 1981.

10 comentários:

  1. Para eu que estou trabalhando em mais um livro de ficção que retrata acontecimentos importantes históricos do mundo real misturados a acontecimentos de ficção viajando por diversas épocas da era moderna passando pelo os anos 70, 80, 90, até o ano de 2015 em nossos dias atuais essas informações são fantásticas, Obrigado Kleber Nunes! Seus estudos e todo o seu trabalho tem sido de muita utilidades para a sociedade e para o povo brasileiro, parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Antonio Sergio Rock Magalhães. Sou escritor e publiquei um livro chamado Uma noite para ver o rei. Uma historia de ficção em homenagem ao cantor Roberto Carlos. Agora estou escrevendo o livro Uma noite para ver o rei 2. Uma continuação final da historia. Mas ja escrevi outros livros que futuramente publicarei se Deus me permitir. E sempre pesquiso assuntos baseados na direção desse Blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. : http://sonhosdeumautor.minhalojanouol.com.br/

    ResponderExcluir
  4. : http://sonhosdeumautor.minhalojanouol.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Meu nome é Antonio Sergio Rock Magalhães. Sou escritor e publiquei um livro chamado Uma noite para ver o rei. Uma historia de ficção em homenagem ao cantor Roberto Carlos. Agora estou escrevendo o livro Uma noite para ver o rei 2. Uma continuação final da historia. Mas ja escrevi outros livros que futuramente publicarei se Deus me permitir. E sempre pesquiso assuntos baseados na direção desse Blog, parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Para eu que estou trabalhando em mais um livro de ficção que retrata acontecimentos importantes históricos do mundo real misturados a acontecimentos de ficção viajando por diversas épocas da era moderna passando pelo os anos 70, 80, 90, até o ano de 2015 em nossos dias atuais essas informações são fantásticas, Obrigado Kleber Nunes! Seus estudos e todo o seu trabalho tem sido de muita utilidades para a sociedade e para o povo brasileiro, parabéns!

    ResponderExcluir
  7. foi um ano que marcou !!! gostei muito!!

    ResponderExcluir