quinta-feira, 18 de julho de 2013

O Brasil e o Mundo em 1982: Brasil perde Copa, mas descobre o vôlei, Inglaterra humilha Argentina na Guerra das Malvinas e Elis Regina sai de cena

O blog Contando a História prossegue sua viagem no tempo e hoje vamos relembrar o que de mais importante aconteceu em 1982.





Durante 73 dias, Inglaterra e Argentina travaram a Guerra das Ilhas Malvinas. O arquipélago localizado na região conhecida como Terra do Fogo foi recuperado pelos ingleses. O conflito matou 649 argentinos, 255 britânicos e três civis. A derrota humilhante causou a deposição da junta militar argentina e a retomada da democracia no ano seguinte e no lado britânico fortaleceu Margaret Thatcher que obteve apoio político para vencer as eleições no ano seguinte.



No Líbano aconteceu o massacre de palestinos em Sabra e Chatila. Os ataques foram orquestrados por organizações de extrema direita. A ONU condenou os ataques classificando como genocídio. Ao todo 3500 pessoas morreram.



Na União Soviética, morria Leonid Brejznev, secretário geral do Partido Comunista.



No Brasil 1982 marcou o começo da redemocratização com a primeira eleição depois de 17 anos, a primeira eleição pluripartidária da história. Em 22 estados brasileiros houve eleição para governador e a oposição fez governadores em Minas com Tancredo Neves, em São Paulo com Franco Montoro e no Rio de Janeiro com Leonel Brizola. Só que a vitória esteve ameaçada devido ao escândalo das urnas devido à fraude na contagem dos votos pela empresa Proconsult. A fraude foi denunciada pelo Jornal do Brasil por conta da participação de Roberto Marinho das Organizações Globo através do jornal O Globo, concorrente do JB.

Há mais de 30 anos atrás o Brasil anunciava sua quebradeira, pois não tinhamos dinheiro para honrar os compromissos no exterior. Eram tempos cascudos em que nossa equipe econômica ia ao FMI de pires na mão.

















Os fatos mais marcantes do esporte brasileiro em 82 foram dois. O primeiro deles foi a perda da Copa do Mundo na Espanha. Com uma geração de craques como Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo e cia e com Telê Santana no banco, a seleção de 82 encantou o mundo com seu futebol arte. Mas havia no caminho um Paolo Rossi. O camisa 20 italiano fez milhares de brasileiros chorarem, dentre eles este que vos tecla ao marcar três gols na derrota de 3 x 2 no estádio Sarriá. A tragédia do Sarriá enterrava o futebol arte brasileiro e a Itália, que saiu desacreditada acabou conquistando o tricampeonato da Copa do Mundo e se juntava ao Brasil na época como os únicos tricampeões da história.



O segundo foi o surgimento de uma nova paixão, o vôlei. O esporte começa a conquistar os fãs com a Geração de Prata que ganhava o Mundialito do Rio de Janeiro e pouco tempo depois a medalha de prata no mundial da modalidade na Argentina.



Ainda no esporte o nadador Ricardo Prado quebrava o recorde mundial dos 400 m medley com o tempo de 4min19s78, recorde que seria quebrado dois anos depois.





O Flamengo conquistava seu segundo campeonato brasileiro ao vencer o Grêmio por 1 x 0 na decisão no Olímpico com gol marcado por Nunes.







82 foi um ano trágico na Fórmula 1 com o desaparecimento de Gilles Villeneuve, um dos mais arrojados e ousados pilotos que passaram pela categoria. Ele morreu durante as tomadas de tempo na Bélgica ao tocar sobre a March de Jochen Mass a 230 Km/h, morrendo horas depois no hospital. No Grande Prêmio do Canadá o italiano Ricardo Paletti morreu depois da largada quando teve seu carro envolvido pelas chamas. A temporada ainda teve Didier Pironi se acidentando seriamente em Hockhenheim. O campeão do ano foi Keke Rosberg com a Williams.



Estoura o escândalo da Loteria Esportiva, denunciado pela revista Placar manchando de vez a credibilidade da loteria.



1982 marca o surgimento do Rock Brasil com o lançamento de várias bandas e invade as rádios FM com letras que são símbolo da geração 80. Dentre essas bandas, surgem Legião Urbana e Capital Inicial em Brasília, Barão Vermelho com Cazuza e a Blitz de Evandro Mesquita que faz enorme sucesso no ano com Você Não soube me amar.





Com apenas 36 anos, a cantora Elis Regina morre em 19 de janeiro devido à uma overdose de cocaína causando grande comoção por todo o país.



A atriz Grace Kelly, a princesa de Mônaco morre em acidente automobilístico em 14 de setembro. Ela teve um derrame e sua beleza ficou eternizada para sempre na história do cinema.

O samba paulistano ficou sem Adoniran Barbosa, morto em 23 de novembro. Dentre seus maiores sucessos se destacam Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e Trem das Onze.

O ano ainda teve as perdas da cineasta sueca Ingrid Bergman e do ator Henry Fonda.

Em breve os fatos que marcaram 1983.

5 comentários:

  1. Caramba foi o ano que nasci com grandes acontecimentos

    ResponderExcluir
  2. Caramba foi o ano que nasci com grandes acontecimentos

    ResponderExcluir
  3. 1982...significou muito para mim. Grandes emoções.

    ResponderExcluir
  4. TAMBÉM NASCI EM JUNHO DESSE ANO E NÃO IMAGINAVA QUE HAVIA OCORRIDO TANTOS FATOS IMPORTANTES, PORÉM MUITOS TRÁGICOS.

    ResponderExcluir
  5. Nasci em 1982, e como dizem, nesse ano nasceram as lendas uhuuuuuuuuuuuuuu

    ResponderExcluir