terça-feira, 9 de julho de 2013

O Brasil e o Mundo em 1978: Ano de sucessão no Vaticano e do primeiro bebê de proveta da história

Dando continuidade à nosso blog Contando a História apresenta hoje os fatos que marcaram 1978. Um ano marcado pela sucessão dramática no Vaticano e pelo nascimento do primeiro bebê de proveta da história.







1978 foi um ano de três papas num intervalo de dois meses. Nunca na história tivemos três papas no mesmo ano. No dia 6 de agosto, morre o papa Paulo VI depois de 15 anos de pontificado. No dia 26 depois de conclave foi escolhido o italiano Albino Luciani para ser o papa João Paulo I, só que seu pontificado durou apenas 33 dias pois morre em 28 de setembro, o mais curto da história até que em 16 de outubro um novo conclave escolheu o polonês Karol Wojtyla, que era bispo de Cracóvia para se tornar o papa João Paulo II num pontificado que atravessou o final do século XX e rompeu o começo do terceiro milênio.



Foi também em 1978 que aconteceu um milagre da medicina: Louise Brown se tornava o primeiro bebê de proveta da história. Foi em Oldham, na Inglaterra. Louise foi a primeira a nascer através da fertilização in vitro da história.



No Brasil a ditadura caminhava para o fim com a extinção do AI-5 pelo governo de Ernesto Geisel. Seguindo a promessa de uma transição lenta e gradual, o ato que simbolizou os tempos difíceis da ditadura saiu de cena na virada de 78 para 79.



Foi também em 78 que o Brasil foi apresentado à figura de Luiz Inácio da Silva, o Lula que liderou a primeira greve dos metalúrgicos da história do Brasil.



Na Guiana uma tragédia sem precedentes matou mais 900 pessoas em Jonestown. O líder da seita Templo do Povo, Jim Jones promoveu o suicídio coletivo num caso escabroso.



Na Itália o primeiro ministro Aldo Moro foi assassinado por membros do grupo Brigadas Vermelhas.



Um incêndio destruiu praticamente todo o acervo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. O fogo consumiu e fez virar pó todo o acervo de obras de arte de artistas renomados.





No tempo em que a onda disco fervia através do filme Os Embalos de Sábado à Noite estrelado por John Travolta a novela Dancin Days de Gilberto Braga fez sucesso por aqui e lançou modismos como as meias de lurex e alçou definitivamente a carreira de Sônia Braga que brilhou na pele de Júlia Matos. Joana Fomm como Yolanda também roubou a cena.



Bem antes de Dancin Days estourar, a novela O Astro de Janete Clair parava o país com a pergunta: Quem matou Salomão Hayalla, personagem de Dionísio Azevedo. No último capítulo foi revelado o assassino, Felipe, personagem de Edwin Luisi. A novela teve grande repercussão e gerou um comentário irônico de Carlos Drummond de Andrade no Jornal do Brasil. "Agora que O Astro acabou, vamos cuidar da vida lá fora".







A Argentina foi a campeã mundial de 78 ao organizar o mundial que se tornou polêmico por conta de uma partida suspeita diante do Peru onde o goleiro Quiroga, um argentino naturalizado peruano foi acusado de entregar para os argentinos num caso jamais confirmado. O certo é que os argentinos venceram com destaque para Mario Kempes, artilheiro do campeonato. O Brasil dirigido por Claudio Coutinho terminou invicto e mesmo assim ficou de fora da final, se autoproclamando campeão moral.



O Guarani de Campinas se tornou a única equipe vinda do interior campeã brasileira da história. O Bugre conquistou seu único título nacional em dois jogos contra o Palmeiras. Dentre os destaques do elenco estavam o meia Zenon, que jogaria depois no Corinthians, o goleiro Neneca e o atacante Careca.







Na Fórmula 1, o campeão foi o americano Mario Andretti, mas o fato que marcou a temporada foi a morte do sueco Ronnie Peterson. Peterson morreu dois dias depois da largada do Grande Prêmio da Itália quando seu carro foi tocado e o tanque de combustível acabou explodindo. Ele foi retirado do carro, internado no hospital, mas acabou contraindo uma embolia pulmonar e morreu no hospital.



Ele ficou conhecido como o Cantor das Multidões na primeira metade do século XX. O cantor Orlando Silva morre em 7 de agosto deixando órfãos seus fãs.

Em breve os fatos que marcaram 1979.

16 comentários:

  1. Parabéns!! Resumido mas interessante.

    ResponderExcluir
  2. tive uma curiosidade sobre o ano em que nasci e vi muitos acontecimentos que fizeram história e achei muito bom saber de tudo isso,através da internete.

    ResponderExcluir
  3. nossa nasci em um ano de nuitos acontecimentos, ano que parece muito importante

    ResponderExcluir
  4. parabéns,foi um ano muito marcante,inclusive foi o ano do meu nascimento.

    ResponderExcluir
  5. parabéns,foi um ano muito marcante,inclusive foi o ano do meu nascimento.

    ResponderExcluir
  6. parabéns,foi um ano muito marcante,inclusive foi o ano do meu nascimento.

    ResponderExcluir
  7. O Careca logo depois veio a jogar no São Paulo FC

    ResponderExcluir
  8. SÓ PODE POSTAR COMO " FINAL DOS DIFICEIS ANOS DA DITADURA ", SE QUEM ACHAVA," DIFÍCIL " ERA, COMUNISTA OU MARGINAL !! ERA UMA MARAVILHAAAA...

    ResponderExcluir
  9. Pra mim é um orgulho só de saber que nasci em um ano em que a ditadura estava prestes a ser extinta e também outros grandes acontecimentos

    ResponderExcluir
  10. Nesse ano a música Pertinho de VC de Elisangela tocava nas radios de forma incrível...

    ResponderExcluir
  11. Eu tinha 8 anos e comecei a servir dois irmãos nesse mesmo ano. Pouco tempo depôs já tinham mais dois primos e alguns vizinhos. Fazia a alegria da rua... comecei cedo a botar os joelho no hão. Nunca mais parei, graças a Deus!

    ResponderExcluir