terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Brasil e o Mundo em 1986: Ano de emoções fortes com Plano Cruzado, tragédia da Challenger, a explosão de Maradona e acidente em Chernobyl

O Blog Contando a História relembra hoje os acontecimentos mais importantes de 1986, um ano marcado por emoções fortes do começo ao fim.







Na manhã de 28 de janeiro aconteceu a maior tragédia da corrida espacial. Tudo parecia ser um dia de festa em Cabo Canaveral, pois pela primeira vez uma civil faria parte de um voo tripulado. Era a professora primária Christa McAuffee, só que o sonho dela virou pó em 73 segundos. Uma falha no sistema de vedação do tanque de combustível ocasionou a explosão do ônibus espacial matando todos os sete astronautas. A Challenger virou uma incandescente bola de fogo no céu. O acidente abalou o programa espacial americano fazendo com que a NASA suspendesse por dois anos o programa espacial.









Um mês depois o Brasil vivia sua primeira tentativa de acabar com o então temido dragão da inflação. Na manhã de 28 de fevereiro o presidente José Sarney instituía o Plano Cruzado. O pacote de medidas econômicas adotado pelo governo tinha como objetivo acabar com a inflação. Dentre as principais medidas adotadas o congelamento de preços e salários, o fim da correção monetária e a adoção do cruzado como unidade monetária nacional substituindo o cruzeiro. Nas primeiras semanas o país vivia dias de euforia através da mobilização popular. Nos supermercados apareciam os fiscais do Sarney e o ministro da fazenda Dilson Funaro vivia dias de superstar, mas à medida que o ano avançava o plano começava a fazer água. No segundo semestre começaram a faltar produtos nas gôndolas dos supermercados, os preços voltaram a subir e o governo não conseguiu controlar os gastos. Nas eleições de novembro o PMDB ganhou em quase todos os estados brasileiros e obteve a maioria absoluta das cadeiras do Congresso Nacional. No dia 21 de novembro o governo lança o Cruzado II, que tentava consertar os erros do primeiro.



Mas no dia 27 de novembro um protesto virou quebra quebra e Brasília virou praça de guerra. Manifestantes confrontaram com policiais e no fim um saldo de destruição e a credibilidade do plano foi por água abaixo.



Um reator nuclear explode da usina de Chernobyl, na Ucrânia e libera uma enorme quantidade de radiação 400 vezes maior do que a explosão da bomba atômica sobre Hiroshima. Este foi o maior acidente nuclear da história e segundo a ONU 4000 pessoas morreram, mas esse número é discutível e pelo menos 100 mil pessoas morreram segundo outras fontes. A usina foi fechada em 2000.



Na Líbia, Muammar Kadafi tem sua casa atacada pelos Estados Unidos em ataque aéreo. Pra sorte dele, os americanos não o atingiram.





Uma revolução na música. O grupo RPM arrebata multidões em shows por todo o Brasil com o disco Rádio Pirata Ao Vivo, um registro de dois shows no Ibirapuera com direção de Ney Matogrosso que vende 2 milhões de cópias. Liderado por Paulo Ricardo, que virou símbolo sexual das adolescentes de 86 o grupo atingia seu auge com apenas três anos de estrada. No mesmo ano as bandas Titãs, Ira, Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e tantas outras lançam discos que são obras primas do rock nacional.



Na TV o sucesso do ano foi a minissérie Anos Dourados, escrita por Gilberto Braga que também assinou a trilha sonora retratava os anos 50. Felipe Camargo e Malu Mader se destacam na pele do casal Marcos e Lurdinha.



No mesmo ano Xuxa Meneghel estreia na Globo o Xou da Xuxa, programa que marcou as manhãs de muita gente, incluindo baixinhos e baixinhas. No programa, Xuxa lança moda com as xuquinhas e suas roupas erotizadas gerando enorme reação dos intelectuais. Para auxiliar no programa, ela contava com as Paquitas, assistentes de palco marcantes e a dupla Praga e Dengue. O seu bordão principal era "beijinho beijinho, tchau, tchau!" O Xou fica no ar até 1992 com 2000 programas. Dentre os desenhos exibidos, destaque para He Man, que encerrava o programa perto da hora do almoço.





A Argentina foi a grande campeã da Copa do Mundo no México. Comandado por Diego Armando Maradona os hermanos conquistaram seu segundo mundial e o camisa 10 argentino fez de tudo: gol com a mão, golaço partindo do campo de defesa, isso contra a Inglaterra, belos gols contra a Bélgica, enfim, o craque do mundial e aí começava a comparação com o Rei Pelé.





O Brasil chegou ao México sem empolgar, mas o time de Telê Santana foi ajeitando aos poucos. Na primeira fase vitórias duras e apertadas contra Espanha e Argélia, depois duas goleadas contra Irlanda do Norte e Polônia. O sonho do tetra parou na França de Michel Platini numa batalha épica onde o Brasil tinha tudo pra matar o jogo, mas Zico perdeu a cobrança de pênalti e o sofrimento foi até os pênaltis quando a seleção francesa foi melhor e o Brasil foi eliminado. A derrota representou o fim do sonho de uma geração de craques que foi brilhante, mas não conquistou uma Copa do Mundo.



Na Fórmula 1 uma temporada emocionante e quatro pilotos disputaram o título até as últimas etapas, mas no fim quem sorriu por último foi Alain Prost que conquistou o bicampeonato mundial se aproveitando da guerra interna da Williams entre Nélson Piquet e Nigel Mansell. Ayrton Senna mostrou velocidade e venceu duas corridas, uma delas lavou a alma do brasileiro. Foi em Detroit um dia depois da eliminação do Brasil na Copa do Mundo do México quando venceu a turma de franceses e ao comemorar a vitória desfilou com a bandeira do Brasil, fazendo deste gesto marca registrada a partir de então.







Em 1986 a literatura perdeu o escritor argentino Jorge Luis Borges, o ator Cary Grant, o economista Eugenio Gudin, a religiosa Mãe Menininha do Gantois, a pianista Magdalena Tagliaferro e o comunicador Flávio Cavalcanti.

Em breve os fatos mais marcantes de 1987.

22 comentários:

  1. Muito bom, só faltou mencionar meu casamento em outubro de 1986, e pasmem, estamos casados até hoje apesar de toda essa crise mundial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que o SER que rege todo o UNIVERSO continue sustentando vocês! Parabens

      Excluir
  2. esse ano teremos eventos importantes -.-

    aniversario da morte de Shakespeare 1616

    Explosão da Nave Espacial Challenger 1986

    Acidente de Chernobyl Russia 1986

    Olimpíadas 2016 Rio 2016

    ResponderExcluir
  3. 1986 o Ano Internacional da Paz que entrou para a história devido a fatos tão marcantes. Realmente um ano inesquecível.

    ResponderExcluir
  4. Faltou o fim da produção em série do fusca...uma parte da história do brasil

    ResponderExcluir
  5. perfeito! muito boa a seleção de assuntos.mas faltou o cometa Halley assunto que dominava as conversas no início daquele ano.e quem não lembra das novelas Cambalacho,Selva de Pedra.

    ResponderExcluir
  6. enesquecivel esta data foi quando eu nasci...

    ResponderExcluir
  7. so faltou tbm claro falar do ilustre nascimento meu kkk cezar henrique vilela.. em barra do garças hehehe mas em fim obrigado assim mesmo..

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. E também foi o ano do meu nascimento kkkk

    ResponderExcluir
  10. Eu também nasci em 1986
    Inesquecível esse ano. :)

    ResponderExcluir
  11. Euzinha também nasci em 14/09/1986

    ResponderExcluir
  12. Eu nasci tbm nesse ano ihulll 22/06/1986

    ResponderExcluir
  13. Ano mais que especial. Ano do meu nascimento

    ResponderExcluir
  14. passei por aki, pois estou pesquisando os casos acontecidos em 1986, vejo que nao colocaram o caso de mais de 20 ovnis no brasil que foram avistados em torno do pais, estou pesquisando e tentando descobrir algo sobre o caso, pois nao sei se perceberam más sempre que acontece catástrofes muito grandes alguem avista ovnis nos céus e como exemplo temos o caso de Chernobyl que foi uma catástrofe muito grande e acho q por motivo disso ovnis apareceram nos céus do brasil e de outros países...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ovnino, por incrível que pareça caí nesta página também pesquisando o ano de 1986. Algo que justificasse a noite dos OVNIs no Brasil. Imagino que seriam naves americanas de alta tecnologia. Mas nada de ETs.

      Excluir
  15. Ano do meu nascimento também 07/06/1986 ano que nasce as lendas, ja avistei ovnis isto é um fato verifico e uma experiência incrível

    ResponderExcluir