sábado, 10 de agosto de 2013

O Brasil e o Mundo em 1987: Crash da Bolsa de Nova York, Gorbachev revoluciona a URSS, Piquet é tri e basquete conquista épica vitória no Pan

O Blog Contando a História volta hoje a 1987 e relembra os fatos mais marcantes do ano.



No dia 19 de outubro a Bolsa de Nova York foi ao chão. A Black Monday ou segunda feira negra aconteceu quando o índice Dow Jones foi abaixo perdendo 508 pontos. Naquele dia as ações caíram 22% e levou pânico aos mercados mundiais. Dentre os fatores da queda a desaceleração da economia, o temor de novos empréstimos bancários e a desvalorização do dólar causaram a queda.



Na URSS, brilhou a estrela de Mikhail Gorbachev. Ele implantou no país comunista as reformas política e econômica (Glasnost e Perestroika). Essas reformas aceleraram o fim da Guerra Fria e em encontro com Reagan em dezembro assina acordo para reduzir o arsenal nuclear.



Enquanto isso aqui no Brasil a popularidade de Sarney descia ladeira abaixo. Em junho ele teve seu ônibus apedrejado por manifestantes no Rio.





Em Goiânia ocorreu o acidente radioativo com o Césio 137. Um aparelho utilizado em radioterapias foi encontrado por catadores de um ferro velho pois se tratava de sucata. Um deles resolveu desmontar o aparelho e ofereceu o conteúdo aos vizinhos. Devair Ferreira, o dono do ferro velho expôs a cápsula gerando a contaminação. Morreram sua esposa Maria Gabriela e a filha Leide. Devair morreria em 1994.





O brasileiro Nélson Piquet conquista o tricampeonato mundial de Fórmula 1 superando o inglês Nigel Mansell. O título veio após Mansell bater nos treinos do GP do Japão em Suzuka e sendo impedido de participar da prova. A temporada teve como mancha o acidente que Piquet sofreu em Ímola ao bater na curva Tamburello o que afetou seu modo de dirigir. O ano ainda teve Alain Prost superando a marca de Jackie Stewart vencendo seu 28º GP em Estoril.





Na tentativa de modernizar o futebol brasileiro o Clube dos 13 surge e organiza a Copa União, dividida em dois módulos: Verde equivalente a Série A e Amarelo equivalente à Série B. O Flamengo venceu a disputa pelo módulo verde ao vencer o Internacional na final e no módulo amarelo o Sport foi o vencedor. No regulamento estava previsto um quadrangular final com o campeão e vice dos dois módulos, mas Flamengo e Internacional se recusaram a jogar e com isso a CBF declarou o Sport Clube do Recife o campeão brasileiro de 87.









Na maior vitória da história do basquete brasileiro, o time liderado por Oscar Schmidt venceu a seleção dos Estados Unidos por 120 x 115 na final dos Jogos Pan Americanos de Indianápolis.











Dentre os mortos do ano o poeta Carlos Drummond de Andrade, o escritor Gilberto Freyre, o general Golbery do Couto e Silva, a atriz Rita Hayworth, o pintor Andy Warhol, que criou a expressão 15 minutos de fama, o dançarino Fred Astaire e o ator Fernando Ramos da Silva, que ficou conhecido como Pixote nas telas do cinema.

Em breve os fatos mais marcantes de 1988.

2 comentários: