O Blog Contando a História viaja agora até 1988 para relembrar o que de mais importante aconteceu naquele ano.
Instalada no ano anterior, a Assembleia Constituinte trouxe ao país a nova Constituição, promulgada em 5 de outubro por Ulysses Guimarães. O novo documento da democracia privilegiou o retorno da cidadania através do retorno dos direitos e garantias fundamentais que foram ignoradas na Constituição da ditadura. No mesmo ano é aprovada a extensão do mandato presidencial que passa a ser de 5 anos.
Em 1988 surgiu um novo partido, o PSDB, criado por dissidentes do PMDB dentre eles Fernando Henrique Cardoso, José Serra, Mário Covas e Franco Montoro.
O seringueiro Chico Mendes é assassinado na porta de sua casa na noite de 22 de dezembro quando ia tomar banho. O crime ganhou repercussão mundial, pois Chico era um dos lutadores pela preservação da Amazônia. Os assassinos foram condenados à prisão.
O Rio de Janeiro conviveu mais uma vez com a tragédia das águas. Na noite de 18 de fevereiro um forte temporal de meia hora provocou uma série de enchentes que alagou as ruas da capital deixando 300 mortes. Em Petrópolis morreram 170 e 600 ficaram desabrigadas por conta dos desmoronamentos.
No dia 8 de novembro em Volta Redonda metalúrgicos entram em greve e os tanques invadiram a sede da Companhia Siderúrgica Nacional. Três pessoas morreram.
Nas eleições municipais o PT foi o vencedor e um dos destaques foi Luiza Erundina que foi eleita prefeita da maior cidade do país, São Paulo.
Na eleição americana a vitória foi de George Bush que venceu o candidato democrata Michael Dukakis.
Depois de oito anos terminava a Guerra entre Irã e Iraque. O conflito entre os dois países vizinhos teve um saldo de mais de 1 milhão de mortos.
O Chile disse não à mais um mandato para o ditador Augusto Pinochet. Em plebiscito o não venceu e com isso Pinochet que governou o país com mãos de ferro tinha data pra deixar o poder, que aconteceu em março de 1990 quando tomou posse o primeiro presidente civil eleito pelo povo.
Uma das novelas mais marcantes em todos os tempos, Vale Tudo, escrita por Gilberto Braga e Aguinaldo Silva emociona o país. A trama retrata a questão da corrupção. O elenco de estrelas tinha Regina Duarte no papel da sofredora Raquel, Glória Pires no papel da rasteira Maria de Fátima, Renata Sorrah no papel da alcoólatra Heleninha, mas o destaque ficou mesmo com Beatriz Segall no papel da vilã Odete Roitman, considerada a maior da história da dramaturgia. O último capítulo prende a atenção do país quando Leila, personagem de Cássia Kiss mata a vilã com dois tiros. A cena final mostra Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria fugindo do país e dando uma banana ao Brasil ao som de Brasil, música de Cazuza cantada por Gal Costa.
Uma revolução no humor. Com uma nova linguagem a TV Pirata rompe padrões e se destaca pelo jeito nonsense e pela sátira. No elenco destaque para Regina Casé e Ney Latorraca.
Em 88 o SBT decide sofisticar sua programação trazendo nomes de peso como o humorista Jô Soares que deixa o humor de lado para se tornar um dos maiores entrevistadores da TV brasileira com o Jô Soares 11:30 e inova com a figura do âncora nos telejornais com a estreia do TJ Brasil com Bóris Casoy.
Em 88 Angélica se torna a nova queridinha das crianças no comando do Clube da Criança na Rede Manchete trazendo junto os super heróis japoneses como Jaspion e Changeman que logo viram mania.
O fato mais marcante das Olimpíadas de Seul foi o escândalo de doping de Ben Johnson. Na final dos 100 metros rasos ele venceu a prova com o tempo de 9s79, mas a marca foi anulada devido ao doping. Johnson foi flagrado e pego por usar esteroides anabolizantes. O doping manchou a carreira dele e a credibilidade do evento. Ele foi punido com a perda da medalha de ouro.
O Brasil conquistou seis medalhas nos Jogos de Seul. Nossa única medalha de ouro veio do judô com Aurélio Miguel nos meio pesados, tivemos duas pratas com Joaquim Cruz (800 m) no atletismo e com a seleção brasileira de futebol e três bronzes com os irmãos Torben e Lars Grael na vela e com Robson Caetano nos 200 metros rasos.
Num ano em que as McLaren sobraram, Ayrton Senna conquistava seu primeiro título mundial de Fórmula 1 numa disputa ferrenha com o francês Alain Prost. Os dois disputaram o título ponto a ponto até a corrida de Suzuka, onde Senna se recuperou de uma péssima largada, passou um a um inclusive Prost para conquistar o tão sonhado título. Foram oito vitórias contra sete do francês.
O Brasileiro de 88 foi decidido somente em 89 e o grande campeão foi o Bahia dirigido por Evaristo de Macedo que venceu o Internacional na final. Naquele time campeão se destacaram os atacantes Bobô e Charles.
O Brasil ficou menos alegre com a perda de Abelardo Barbosa, o eterno Chacrinha, o comunicador que comandava a massa e buzinava os maus calouros, seja na Discoteca, na Buzina ou no Cassino que se consagrou nas tardes de sábado da década de 80. Chacrinha morre em 30 de junho e leva junto a alegria e a bagunça. Os amantes da Ferrari ficaram sem seu patriarca Enzo, morto em 15 de agosto. O poeta Menotti del Picchia também se vai. Morreram ainda em 88 a jurada Aracy de Almeida, o pintor Alfredo Volpi, o maestro Radamés Gnatali e a nadadora Renata Agondi, que tentou atravessar a nado o Canal da Mancha.
Em breve os fatos mais marcantes de 1989.
Parabéns pela iniciativa!
ResponderExcluirO Brasil em 88 era muito massa !! Claro que tb teve alguns fatos tristes !!
ResponderExcluirEU NASCÍ EM 25 DE JULHO DE 1988 , REALMENTE FOI UM DOS MELHORES ANOS QUE O BRASIL JÁ VIVEU .
ResponderExcluirEu nasci em 26 de julho desse mesmo ano heheeh
ExcluirInesquecível ano, e as músicas!!!!!
ResponderExcluirInesquecível ano, e as músicas!!!!!
ResponderExcluirvlw me ajudou legal no trabai del colegio
ResponderExcluirLEGAL 1988
ResponderExcluirmeus 15 anos...
ResponderExcluirQuem for Roqueiro, esse foi o ano q o Metallica lançou ...And Justice for All \m/
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa, me ajudou bastante!
ResponderExcluirNossa tantos fatos no dia em que nasceu do Agora que vir tudo isso !!!!!
ResponderExcluirImpressionante
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtima página mas esqueceu a criação do estado do Tocantins nesse mesmo ano.
ResponderExcluirMais legal ainda. da hora.
ExcluirFato marcante do último dia do ano: Uma embarcação de turismo "Bateau Mouche" com 153 passageiros a bordo naufraga na Baía da Guanabara, no Rio de Janeiro, deixando 55 passageiros mortos entre eles a atriz Yara Amaral.
ResponderExcluirSalve galera da minha idade kkkk
ResponderExcluirAno inesquecível.o melhor ano de minha vida como não recordar as lindas melodias
ResponderExcluirúnico ano que o Vasco venceu o Flamengo em uma final.... já estamos em 2019 hahahahaha
ResponderExcluir1988 foi a última vez em que o Vasco derrotou o MENGÃO em uma final de campeonato
ResponderExcluirÚltima
ResponderExcluirÚltimo ano que o vasquim ganhou uma final em cima do todo poderoso Mengão.
ResponderExcluir