quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O Brasil e o Mundo em 1996: Desaparece a alegria dos Mamonas Assassinas, PC Farias é misteriosamente assassinado, 19 sem terra morrem em massacre, cai avião da TAM, explode o shopping e mulheres brilham na Olimpíada

O Blog Contando a História volta hoje até 1996 para relembrar o que de mais importante aconteceu naquele ano, que pra mim teve sabor de frustração por causa de uma menina chamada Renata, que de grande amor se transformou na maior decepção.







Um acidente aéreo interrompeu a meteórica trajetória de sucesso da irreverente banda Mamonas Assassinas. O grupo voltava de um show em Brasília quando uma sucessão de erros fez com que o jato Learjet explodisse contra a Serra da Cantareira. O impacto matou todos os ocupantes, dentre eles os cinco integrantes que com apenas um álbum lançado vendesse mais de 3 milhões de cópias. A morte no auge entrsiteceu crianças e adolescentes. Guarulhos parou para se despedir dos cinco jovens que trouxeram alegria, mesmo que seja efêmera.





Ao mesmo tempo que os Mamonas desapareciam, o astro pop Michael Jackson causa rebuliço na sua segunda vinda ao Brasil, desta vez para gravar o clipe da música They Don't Care About Us. As locações foram no Pelourinho e no Morro Dona Marta e teve direção do cineasta Spike Lee.



Em 17 de abril ocorre o Massacre de 19 sem terra em Eldorado dos Carajás numa desastrada ação da Polícia Militar do Pará e pelo governador Almir Gabriel. O crime chocou o mundo, pois se tratava de uma desocupação de terra.



Um caso que deu o que falar. A cidade mineira de Varginha vira notícia com a informação de que seres extraterrestres visitaram a cidade. O fato fez com que a cidade ficasse conhecida mundialmente.



Na tarde de 11 de junho um vazamento de gás no Osasco Plaza Shopping mata 42 pessoas e deixa 300 feridas. O gás GLP vazou do subsolo da praça de alimentação e a violência da explosão fez o teto do subsolo voar e todo o concreto desabasse em cima das pessoas.



Uma morte misteriosa. Paulo César Farias, o homem que se envolveu no esquema de corrupção no governo Collor é assassinado ao lado da namorada Suzana Marcolino. O legista Badan Palhares em seu laudo apontou que Suzana matou PC e depois cometeu suicídio, ou seja houve crime passional, mas para o legista George Sanguinetti e o perito Ricardo Molina o casal foi assassinado.





A bruxa andou solta nos céus do mundo em 96. Dois acidentes resumem bem o que foi esse ano das bruxas na aviação. Em 17 de julho um Boeing 747 da companhia TWA explode e cai no Oceano Atlântico matando 240 pessoas. No Brasil houve no dia 31 de outubro a queda do Fokker 100 da TAM que fazia o voo 402 pela ponte aérea entre São Paulo e Rio de Janeiro matando 99 pessoas. O acidente foi causado por uma falha no reversor direito e os corpos estavam irreconhecíveis.



Os fins de noite de domingo na TV ficaram mais divertidas com a estreia do humorístico Sai de Baixo na Rede Globo. A sitcom ficou seis anos no ar. No elenco Luiz Gustavo como Vavá, Aracy Balabanian como Cassandra, Marisa Orth no papel da burra Magda e o bordão Cala a Boca!, Miguel Fallabela no papel de Caco Antibes, Claudia Jimenez como Edileusa e o porteiro Ribamar, personagem de Tom Cavalcante. A guerra de egos entre Fallabela e Tom Cavalcante e a demissão de Claudia Jimenez deram a tônica no primeiro ano.



Depois de 27 anos Cid Moreira deixa o Jornal Nacional juntamente de Sérgio Chapelin. A mudança nos telejornais feita por Evandro Carlos de Andrade teve ainda o Bom Dia Brasil sendo feito no Rio de Janeiro e uma nova dupla no JN: William Bonner e Lilian Witte Fibe.



O Brasil figurava pela primeira vez no circo da Fórmula Indy e o Autódromo de Jacarepaguá revive seus melhores dias e em 17 de março o Brasil fez a festa com a vitória épica de André Ribeiro que viveu dias de celebridade.



No mesmo ano Emerson Fittipaldi sofre grave acidente em Michigan. Na largada da prova ele é tocado por Greg Moore e bate no muro. O piloto sofre esmagamento da sétima vértebra e decide encerrar a carreira. No ano a Indy vê as mortes de Jeff Krosnoff em Toronto e de Scott Brayton pelo campeonato paralelo da IRL.



Ronaldo explode com a camisa do Barcelona. Aos 20 anos, Ronaldo Nazário inicia sua meteórica trajetória de sucesso marcando belos gols e ao lado da então modelo Susana Werner.





O Brasil ficou azul, preto e branco com a conquista do Grêmio bicampeão brasileiro ao vencer a surpreendente Portuguesa na final.







Nas Olimpíadas de Atlanta brilha o talento da mulher brasileira e o Brasil faz sua melhor campanha olímpica até então com 15 medalhas. Pela primeira vez o vôlei de praia dá medalha e logo duas: Ouro para Jaqueline e Sandra e prata para Adriana e Mônica. A vela traz mais dois ouros com Torben Grael e Marcelo Ferreira e Robert Scheidt. A decepção ficou por conta da seleção de futebol dirigida por Zagallo que parou na Nigéria na morte súbita e ficou apenas com o bronze.



E um novo atentado manchou de sangue as Olimpíadas. Uma bomba explode no Parque Centenário matando uma pessoa.









O ano de 96 teve como perdas Renato Russo, líder da Legião Urbana, o poeta do rock nacional, o ator e dançarino Gene Kelly, a ex- primeira dama Sarah Kubitschek, o ex- presidente Ernesto Geisel que dirigiu o país durante a ditadura militar, o ator italiano Marcello Mastroiani, o físico Carl Sagan, autor da série Cosmos, o ex- jogador Ademir de Menezes, o ex- presidente francês François Mitterrand e a cantora de jazz Ella Fitzgerald.

Em breve os fatos mais marcantes de 1997.

23 comentários:

  1. adorei. serviu pra fazer um trabalho da faculdade.

    ResponderExcluir
  2. Esse ano de 1996 foi pra mim emblemático não só por causa do término dos estudos temporariamente, mas pela minha maior decepção amorosa por causa da Renata, mas percebi que ela não era o meu tipo e por isso mesmo essa frustração que carreguei por um bom tempo, não foi fácil esquecê - la.

    ResponderExcluir
  3. TEVE MUITOS ACONTECIMENTOS RUINS PEÇO CADA DIA CADA HORA CADA MINUTO COISA BOAS NESSE SECULO PARA O BRASIL E TODO O MUNDO..

    ResponderExcluir
  4. O ano sue deixei meu pais rumo ao japao ...,

    ResponderExcluir
  5. Morte de Tupac Shakur 2º maior/melhor Rapper da história.

    ResponderExcluir
  6. 1996... pra mim ñ foi um ano e sim um verdadeiro calvario!!!!!
    .. .. ..nem gosto de falar muito sobre isso mas hj 20 anos depois como foi ano olimpico ele veio e veio com uodo em evidencia.... me tira ate o sono so de pensar nos fatos ocorridos desde o seu primeiro dia ate o seu ultimo.

    ass: Eduardo Punk da Periferia.

    ResponderExcluir
  7. Foi um ano de muitas dificuldades. Mas também de alegria, nascia Yasmin, minha filha segunda e caçula. Formando assim, a dupla celeste da minha vida.

    ResponderExcluir
  8. Ai eu digo, quando eu nasci acontecerão muitas coisas kkkk

    ResponderExcluir
  9. Que se foda a Renata Kleber hoje ela deve tá lavando roupa e você andando de ix35

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já esqueci e a vida é assim mesmo, decepções e desilusões.

      Excluir