Publicidade

25 anos da tragédia do Palace II

Se o Carnaval de 2023 foi marcado pela tragédia das chuvas que matou 48 pessoas no litoral norte de São Paulo há 25 anos atrás na mesma época da folia uma outra tragédia abalou os brasileiros. Hoje faz 25 anos da tragédia do edifício Palace II.


O Palace II ficava na Barra da Tijuca e foi construído por cinco anos com previsão de entrega para 1995. A Construtora Sersan ficou encarregada de executar a obra que sofreu atrasos, por conta disso a construtora foi processada quatro vezes pela má conservação e por não ter recebido o habite-se. Tudo isso foi cenário perfeito para a tragédia que se desencadeou na madrugada do dia 22 de fevereiro de 1998, domingo de carnaval. Foi quando o prédio sofreu o primeiro de dois desmoronamentos e este desmoronamento foi fatal. Oito pessoas morreram no desabamento de dois pilares. Cinco dias depois ocorreu um segundo desmoronamento causado pelo rompimento de uma coluna d'água que destruiu 22 apartamentos. O prédio então foi implodido no dia 28 de fevereiro sendo transmitido ao vivo pelas emissoras de televisão. Ao todo 150 pessoas ficaram desabrigadas.

O responsável pela tragédia foi revelado. Era Sérgio Naya, na época deputado federal pelo PPB que seria expulso e depois cassado. O laudo do Ministério Público revelou que a construção foi feita com materiais de baixa qualidade como areia do mar que tem efeito corrosivo sobre o ferro e Naya ainda foi acusado de falsificar documentos. Logo depois do episódio ele fugiu pros Estados Unidos e depois localizado em Miami, foi julgado e absolvido pois foi comprovado que ele não era o engenheiro que projetou o edifício. A construtora Sersan se comprometeu a indenizar as famílias, mas o acordo não foi cumprido. Sérgio Naya morreu em 20 de fevereiro de 2009 em Ilhéus e o Blog de knunes, na época hospedado no UOL deu a notícia aqui reproduzida.

Morre o homem do escândalo do Palace II
O ex - deputado federal Sérgio Naya de 65 anos foi encontrado morto nesta sexta em um quarto no hotel da cidade baiana de Ilhéus. Naya ficou conhecido nacionalmente em fevereiro de 1998. Ele era dono da construtora Sersan e no domingo de carnaval daquele ano o edifício Palace II desabou matando oito pessoas e desabrigando 150 famílias. Até hoje várias famílias lutam na justiça pare receber indenizações. Após a tragédia, Sérgio Naya foi cassado e foi absolvido por crime de responsabilidade.

Vejamos agora como o fato foi coberto pela imprensa brasileira.








O Globo e o Jornal do Brasil noticiaram o fato na primeira página do dia 23 de fevereiro. O Globo dedicou cinco páginas sobre o assunto.





A implosão registrada na primeira página de O Globo e dos demais jornais.

 


Matéria sobre a cassação e a morte de Naya registrado pelo Globo e a capa da revista Veja sobre o assunto (tive esse exemplar).

E trago vídeo de matéria do Fantástico da TV Globo sobre o caso.

CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário