Publicidade

TV a cores completa 50 anos de implantação no Brasil

Neste sábado a televisão brasileira comemora meio século da implantação da TV a cores. 

No dia 19 de fevereiro de 1972 o Brasil iniciava uma nova era na televisão. Até então as pessoas assistiam TV em apenas duas cores: preto e branco. A inovação da televisão colorida surgiu na Copa do mundo do México em 1970, antes nos anos 60 o Brasil adotou o sistema de cores NTSC só que o país não tinha produção de aparelhos receptores e além disso a importação era bastante cara. Até que veio o dia da primeira transmissão colorida da história, a Festa da Uva em Caxias do Sul. A geração de imagens foi feita pela TV Difusora de Porto Alegre e as emissoras que transmitiram foram: Globo e Tupi e para realizar a transmissão as emissoras pediram autorização da Embratel. 

 



Acima reprodução de matérias publicadas no Correio Braziliense, O Globo e Estadão. Nas matérias o relato de como seria a transmissão com destaque para as vendas iniciais de aparelhos de TV colorida em Goiânia que custavam em média Cr$ 20 mil que em valores atuais seria irrisórios 7 centavos e também para o único brasiliense que assistiu a estreia da TV a cor. Esse brasiliense morava no Lago Norte, bairro de classe média alta de Brasília e já é falecido.

A TV colorida foi oficialmente implantada em 31 de março e nesse dia Globo e Tupi produziram os primeiros programas coloridos da história. A emissora pioneira exibiu o especial Mais cor em sua vida, apresentado por Walter Forster e Cidinha Campos com grandes nomes da MPB e a Globo exibiu o Caso Especial Meu Primeiro Baile. Durante o ano de 1972 as emissoras foram implantando equipamentos coloridos e aos poucos a programação foi ficando colorida e somente em 1977 que o processo de implantação foi concluído.

CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário