Recentemente tive uma aula de Educação Ambiental no curso de qualificação que estou fazendo, o Qualifica DF sobre as conferências sobre meio ambiente e tive uma ideia, que tal me aprofundar um pouco mais sobre a Eco 92 e justamente pensando nisso aqui está uma postagem especial para comemorar os 30 anos da Eco 92 realizada no Rio de Janeiro entre os dias 3 e 14 de junho de 1992.
A Eco 92 foi a segunda conferência sobre meio ambiente organizada pelas Nações Unidas sendo que a primeira havia sido realizada em 1972 em Estocolmo na Suécia que reuniu representantes de 113 países que discutiram pela primeira vez sobre o meio ambiente e seus problemas. Ainda tivemos em 1977 em Tblisi na Geórgia, antiga república da União Soviética, mas a Eco 92 que foi chamada de cúpula da Terra representou avanços importantes ao debater sobre temas como pobreza, desenvolvimento sustentável e um novo modelo de crescimento econômico menos consumista e mais preocupado com as questões ambientais. O encontro teve presença de 178 chefes de estado e representantes de organizações não governamentais como o Greenpeace, a WWF e o SOS Mata Atlântica entre outros que realizaram paralelamente a conferência o Fórum Global.
A Eco 92 discutiu temas relativos à água, o clima, transporte alternativo, a pobreza e formas alternativas de energia. Foram aprovadas duas convenções importantes: a conversão da biodiversidade e a conversão das mudanças climáticas que seria base para a elaboração do protocolo de Kyoto estabelecido em 1997. Outro e o mais importante documento assinado foi a Agenda 21, um plano de metas e recomendações para atingir o desenvolvimento sustentável. Ainda foram assinados a declaração do Rio de Janeiro sobre meio ambiente e desenvolvimento e a convenção do clima. Sobre a Carta da Terra vale ressaltar que os países mais ricos tem responsabilidade na preservação do planeta.
Agora vamos trazer como a imprensa cobriu a Eco 92:
- A revista Veja trouxe na edição de 3 de junho uma edição especial sobre a Eco 92 e na capa um holograma foi colado simbolizando o planeta Terra (Eu tive esse exemplar).
- Os jornais do dia 4 de junho destacaram o primeiro dia do evento em que tivemos como destaque a pobreza.
- Nos jornais do dia 15 de junho ênfase nos documentos criados e no discurso de Collor na primeira página.
- E o resumo do evento também é destaque. Depois da Eco 92 tivemos a Rio +10 realizada em 2002 na África do Sul e em 2012 a Rio +20.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário