Publicidade

15 anos da tragédia do voo 3054 da TAM, a maior tragédia aérea do Brasil

Há exatos 15 anos atrás o Brasil assistia a sua maior tragédia aérea da história.


Na noite de 17 de julho de 2007 o voo 3054 da companhia aérea TAM (hoje LATAM) partiu do aeroporto internacional de Porto Alegre com destino ao Aeroporto de Congonhas e tinha tudo pra ser um voo tranquilo, mas ao tentar pousar na pista 35L a aeronave não conseguiu frear, passou dos limites da pista passando pela Avenida Washington Luís e colidiu de forma violenta contra o prédio, que ironia da TAM Express e um posto de gasolina. O impacto fez o avião explodir e matar 187 passageiros e 12 pessoas. O saldo da tragédia foi de 199 mortos, na maior tragédia aérea do país.

 

As causas do acidente foram inúmeras, dentre as quais podemos listar: a reforma nas pistas de pouso e a instalação de groovings e a dificuldade no pouso. O relatório final divulgado em 2009 pela Aeronáutica apontou o erro do piloto, a falta dos groovings, o uso errado dos manetes pois um deles estava em modo de aceleração ao invés do modo pouso e falha estrutural somado ao excesso de autonomia nos computadores da aeronave. 

O acidente ocorreu em meio aos Jogos Pan Americanos que estavam sendo realizados no Brasil e nos dias seguintes os atletas brasileiros competiam com faixas em sinal de luto, o então presidente Luís Inácio Lula da Silva decretou luto oficial de três dias. Cinco anos depois da tragédia um memorial foi erguido no local do acidente, pois o prédio da TAM Express foi implodido em 5 de agosto de 2007 Era o segundo acidente aéreo em menos de um ano pois em 29 de setembro de 2006 o avião da companhia aérea GOL se chocou com um jato Legacy em pleno voo e 154 pessoas morreram.

O blog de knunes tinha menos de três meses de existência e aqui reproduzo a postagem sobre o acidente:

Drama nos céus - postagem original do antigo Blog de knunes no UOL

Em meio ao clima festivo do Pan, me chega essa notícia terrível de um acidente aéreo que aconteceu há poucas horas em São Paulo. E novamente com um avião da TAM.
O jato Airbus acabou derrapando, atravessou uma avenida, bateu no prédio da TAM Express e pegou fogo. O incêndio, de grandes proporções até agora não foi controlado.
É mais um triste capítulo da crise aérea que assola o Brasil. Desde a queda do avião da GOL com um Legacy em setembro do ano passado que o brasileiro vem sofrendo com a crise aérea. Ainda não se sabe se há vítimas. O que se sabe é que este é o maior acidente aéreo da história da aviação brasileira.
A TAM tem um histórico trágico de acidentes. Em 1996, 99 pessoas morreram na queda do Fokker 100, em acidente causado por falha mecânica. No ano seguinte, um outro Fokker 100 acabou explodindo em pleno ar, um passageiro morreu depois de cair de uma altura de 10 mil metros.
Agora esse acidente aéreo. O que mais falta acontecer?

Aqui como foi a cobertura da imprensa no dia seguinte





- As capas dos jornais do dia seguinte com a tragédia ocupando boa parte da primeira página deixando o Pan em segundo plano.




- As matérias sobre a tragédia. Inicialmente foram levantadas 176 vítimas, mas depois chegou ao saldo final de 199 mortos.



- E as capas das revistas da semana seguinte, pois nessa época eu já era assinante de Veja e Época e recebi ambas, pois não as tenho mais em razão de ter desfeito de minha coleção no início deste ano.

CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário