Há exatos 50 anos completados hoje o Brasil entrava no circo da Fórmula 1 com a realização do I Grande Prêmio Brasil.
Para realizar a prova que não contava pontos para o campeonato esforços foram feitos e no dia 30 de março, uma quinta feira o circo da Fórmula 1 desembarcava por aqui. A corrida extra reuniu 11 pilotos. Algumas equipes como a Tyrrell do então bicampeão mundial Jackie Stewart e a Ferrari se recusaram a correr. A prova foi transmitida para todo o Brasil pela Rede Globo que se tornou o suporte para garantir a presença dos carros e quem intermediou tudo isso foi o empresário e ex- piloto de corridas Antônio Carlos Scavone que morreria um ano depois como uma das vítimas do acidente aéreo com o avião da Varig próximo ao aeroporto de Orly. O Autódromo de Interlagos recebeu um grande público e viram Emerson Fittipaldi com a Lotus sair na frente e liderar a corrida praticamente de ponta a ponta até quando faltavam 5 voltas pro fim quando o carro quebrou na reta dos boxes frustrando a torcida. No fim a vitória foi do argentino Carlos Reutemann da Brabham com Ronnie Peterson em segundo e Wilson Fittipaldi Jr o terceiro. Luiz Pereira Bueno chegou em sexto. Mesmo sendo uma corrida de teste houve reclamação por parte do comportamento dos torcedores que espalharam sujeira na pista, de resto não havia mais do que reclamar. Interlagos foi homologado e desde 1973 o GP Brasil faz parte do calendário da Fórmula 1. A prova foi disputada em Interlagos no antigo traçado de quase 8 quilômetros até 1980, depois passou pelo Rio de Janeiro no Autódromo de Jacarepaguá em 1978 e entre 1981 e 1989 e desde 1990 a prova voltou a Interlagos, agora no traçado reduzido de 4,3 quilômetros. A corrida mudou de nome passando a se chamar GP de São Paulo em 2021. O Brasil sediou 48 edições da prova que só foi interrompida em 2020 em razão da pandemia de Covid-19 sendo o nono GP mais realizado na história da Fórmula 1.
Aqui trago os relatos da imprensa da época. Os dois jornais paulistas Folha e Estadão destacaram no dia da prova na primeira página as seguintes manchetes: Hoje é dia de grande espetáculo e Emerson é 1º com recorde.
Os relatos dos jornais O Globo, Estadão e Folha no dia da prova.
Destacamos agora anúncio da transmissão da corrida pela rádio Jovem Pan com narração do Barão Wilson Fittipaldi.
Fechamos com os relatos da corrida no dia seguinte. E um detalhe: na cobertura feita pelo Estadão um dos repórteres era Reginaldo Leme, jornalista que cobriu mais de 500 GPs e atual comentarista das corridas na Band.
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