Há exatos 35 anos completados hoje, 30 de outubro a história da Fórmula 1 ganhava um novo capítulo e um brasileiro se tornava definitivamente o mais novo ídolo nacional.
Ayrton Senna estava em seu quinto ano na Fórmula 1 e depois de três anos na Lotus chegava à McLaren e em 1988 a escuderia britânica construiu um carro imbatível e vencedor, o modelo MP4/4 equipado com os potentes motores Honda e uma dupla imbatível: Senna e o francês Alain Prost. No começo tudo na boa, mas ali surgia uma das maiores rivalidades da história da categoria.
Logo na primeira corrida em Jacarepaguá Senna fez a pole, mas teve problemas e trocou de carro sendo obrigado a largar dos boxes. Numa fantástica prova de recuperação Senna passou um a um os adversários e quando chegou em Prost foi desclassificado porque trocou de carro, o que era proibido pelo regulamento. Prost chegava à sua quinta vitória no Brasil se tornando o Rei do Rio.
Na corrida seguinte, o GP de San Marino em Ímola na Itália Senna venceu de ponta a ponta, no GP seguinte em Mônaco Senna largou na pole e imprima um ritmo avassalador a cada volta, abrindo vantagem que chegou a ser de um minuto até que um erro custou a vitória. Senna se desconcentrou e bateu antes da entrada do túnel jogando fora uma vitória certa. Prost levou a segunda e venceria depois no México.
No GP do Canadá Senna e Prost dominaram as ações e o brasileiro fez uma ultrapassagem brilhante sobre Prost no hairpin e venceu, na corrida seguinte em Detroit outra vitória de ponta a ponta, a terceira seguida na pista de rua.
Na casa de Prost o francês levou a melhor, em Silverstone debaixo de chuva Senna guiou de forma precisa e venceu a quarta prova no ano. Prost, pra variar não conseguia andar debaixo d'água e abandonou. A quinta vitória do ano veio na Alemanha, mais uma de ponta a ponta. Na Hungria outra ultrapassagem genial deu a Senna a sexta vitória no ano e na Bélgica veio a sétima do ano, a quarta consecutiva e após a corrida Prost já reconhecia Senna como campeão, mas o campeonato ainda não acabou.
Na Itália Senna poderia ter liquidado a fatura, mas a duas voltas do final ao tentar ultrapassar o retardatário Jean Louis Schlesser houve o toque que tirou a vitória de Senna em Monza e pra delírio dos tifosi a Ferrari fez dobradinha com Gerhard Berger vencendo a corrida e uma vitória logo depois da morte do comendador Enzo Ferrari. Prost renasceu no campeonato vencendo os GPs de Portugal e Espanha. Senna foi sexto e quarto colocado respectivamente. No campeonato Prost liderava com Senna em segundo e como os cinco piores resultados eram descartados Prost descartou um segundo lugar pois excedeu o limite de 11 resultados válidos, era comum no regulamento o descarte de resultados, bem diferente do atual regulamento sem descartes.
E então veio o Grande Prêmio do Japão que estava sendo disputado em seu segundo ano na pista de Suzuka e para Senna uma vitória resolveria tudo. E tudo começou bem nos treinos fazendo a pole, mas na largada o motor do carro apagou e demorou pra pegar. Senna caiu pro fim do grid, mas ele estava determinado a ser campeão e ao final da primeira volta já era o oitavo colocado, quatro voltas depois era o quarto colocado, depois superou Berger e Boutsen e depois assumiu o segundo lugar com a quebra de Ivan Capelli da March. Prost ia absoluto na frente, mas começou a cair uma garoa em Suzuka e Senna encostou em Prost que estava entre dois retardatários e numa belíssima manobra fez a ultrapassagem que lhe valeu o título. Na última volta da corrida o brasileiro disse ter se encontrado com Deus e essa revelação foi feita no especial do rei Roberto Carlos e guiado por Deus o brasileiro cruzou a linha de chegada se sagrando campeão mundial em 1988. Senna somou 87 pontos contra 84 do francês já considerado os descartes. Na pontuação final sem descartes Prost seria campeão pois somou 105 contra 94 de Senna, mas o que valeu mesmo foi o resultado final.
Aqui alguns registros da imprensa da época:
Nos jornais do dia 31 de outubro a conquista ganha destaque. A revista Manchete dedica capa e matéria de 8 páginas na edição de 12 de novembro.
E aqui trago o vídeo com os melhores momentos da corrida que deu o primeiro título mundial de Senna.
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