Há exatos 15 anos completos hoje a Fórmula 1 viveu em Interlagos um de seus momentos mais marcantes em toda a história com uma decisão épica envolvendo Felipe Massa e Lewis Hamilton.
O campeonato chegou à decisão em Interlagos com Hamilton precisando de um quinto lugar pra ser campeão e Massa precisando da vitória e torcer para que Hamilton chegasse de sexto para trás. Para entender o contexto daquele campeonato vale lembrar que Massa tinha mais vitórias que o inglês e seria campeão nesse critério e ainda teve o escândalo de Singapura descoberto em 2009 pelo jornalista Reginaldo Leme em que foi comprovada uma armação da Renault envolvendo Nelsinho Piquet e Flavio Briatore para favorecer Fernando Alonso que ganhou a corrida e Nelsinho bateu provocando bandeira amarela e num pit stop a Ferrari se atrapalhou com Massa. O caso voltou à tona este ano pelas declarações de Berne Ecclestone que era o dirigente da FIA afirmando que tanto ele como Max Mosley que era presidente da entidade sabiam da tramoia da equipe e isso levou Felipe Massa a ir até a Justiça, o que se sabe é que não sabemos como essa história vai terminar.
Mas voltemos ao dia 2 de novembro de 2008. Aquele domingo foi chuvoso em Interlagos e a corrida foi disputada no chove, para e chove de novo e Felipe Massa largou na pole position e por lá se manteve toda a corrida sem sofrer ameaça e fazendo sua parte, já Hamilton vinha no limite sempre entre a quarta e sexta posições. Restando sete voltas pro fim da corrida Massa vinha tranquilo em primeiro e Hamilton começava a ser pressionado por Sebastian Vettel que corria pela Toro Rosso. A chuva apertou e todo mundo trocou pneu menos os pilotos da Toyota que apostaram nos pneus de pista seca e Timo Glock assumiu a quarta colocação. Faltando duas voltas pro fim a torcida foi à loucura com a ultrapassagem de Vettel em Hamilton na subida da junção e naquele momento Massa era o campeão. A última volta da prova foi eletrizante com Massa em primeiro e a chuva voltou a apertar. Felipe Massa cruzou a linha de chegada em primeiro e a torcida festejou por 18 segundos a conquista do título, mas faltava Hamilton chegar e a chuva forte foi demais pra Glock que mal se manteve na pista com os pneus gastos e na última curva cedeu a posição pra Hamilton, o suficiente pro inglês conquistar o título por 1 ponto de diferença a 500 metros da bandeirada. Massa chegou aos prantos no parque fechado e a torcida reconheceu o seu esforço, já nos boxes da McLaren a festa foi enorme. Essa foi também a última vitória de Felipe Massa na categoria e também a última grande chance do Brasil voltar a ser campeão mundial de Fórmula 1, depois viramos coadjuvantes e estamos há cinco anos sem representantes nas pistas, ah quanta saudade! Já Hamilton conquistaria mais seis títulos pilotando pra Mercedes e se tornaria o maior vencedor da história da categoria.
Vejamos como a imprensa registrou esse fato:
Nos jornais do dia 3 de novembro as manchetes eram quase as mesmas e o mesmo sentimento com fotos de Massa lamentando e Hamilton comemorando. Nesse dia comprei Correio, O Globo, Estadão e Folha.
O Blog de knunes também registrou esse fato
Felipe Massa vence a prova em Interlagos, mas Hamilton é campeão
Por 500 metros Felipe Massa era o campeão do mundo, mas Timo Glock acabou entregando o ouro pra Lewis Hamilton. Numa corrida emocionante com chuva no final, terminou a mais emocionante temporada de Fórmula 1 de todos os tempos. O Grande Prêmio do Brasil em Interlagos marcou a festa do mais jovem campeão mundial da história, mas também uma vitória emocionante de Felipe Massa que chegou a comemorar junto com o autódromo. Durante 71 voltas o país ficou parado pra torcer pelo brasileiro que fez a sua parte na pista. A corrida marcou a despedida de David Coulthard que ficou na primeira volta. Nelsinho Piquet também ficou na primeira volta e Massa assumiu a liderança. Hamilton se mantinha na quarta posição, mas no fim a chuva aumentou e Sebastian Vettel passou o inglês. Àquela altura, o brasileiro era o campeão. Quando Massa cruzou a linha de chegada, êxtase no autódromo. Mas a 500 metros da linha de chegada, Hamilton passou Glock e conseguiu o resultado que foi suficiente para ser campeão, jogando um balde de água fria. Ao chegar no pit lane, Massa chorou copiosamente e agradeceu o apoio da torcida no pódio.
E aqui os momentos finais da prova na narração de Galvão Bueno.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário