Há 20 anos atrás em 26 de dezembro de 2004 o sudeste asiático foi palco de um fenômeno da natureza que passou como um tsunami.
As ondas gigantes seguidas de tsunami mataram mais de 230 mil pessoas e foi ocasionada por um sismo que fez o planeta vibrar em um centímetro. A magnitude desse terremoto foi entre 9.1 e 9.3 na escala Richter sendo esse o maior terremoto registrado em um sismógrafo. O epicentro foi a ilha de Sumatra na Indonésia que fica localizada no chamado Círculo de fogo do Pacífico junto de ilhas adjacentes à costa da Nova Guiné. Ainda houve tremores secundários nas proximidades do epicentro. A primeira imagem que me vem à cabeça é as ondas gigantes chegarem na ilha com tanta força que a energia liberada foi de 1,1x1017 joules, energia mais que equivalente à 1,5 mil vezes a energia da bomba atômica de Hiroshima no Japão em 1945 e menos que a bomba Tsar. As ondas gigantes vieram com tanta intensidade que destruiu tudo que encontrava pela frente e em 14 países os impactos foram terríveis sendo a Indonésia o país que registrou o maior número de mortos com 167 mil. O impacto desse tsunami no meio ambiente foi enorme deixando danos enormes no ecossistema da região além da poluição das águas pela disseminação dos residuos sólidos e líquidos e o principal efeito foi a salinização das águas doces. O planeta então se uniu e numa corrente humanitária se solidarizou com doações de mantimentos e as nações mais ricas doaram US$ 14 bilhões para mitigar os estragos.
Vejamos como a imprensa brasileira cobriu o fato:
Nos jornais do dia 27 de dezembro o assunto ocupa metade da primeira página e quatro páginas foram dadas ao assunto.
Veja deu capa nas duas primeiras edições de 2005 e Istoé trouxe o tema na sua primeira edição do ano.
Este é nosso último post do ano. Em 2025 teremos mais efemérides pra contar e a volta das retrospectivas resumidas, prometo.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário