Hoje faz 25 anos de um dia que o torcedor do Corinthians não esquece, o dia do primeiro título mundial de clubes da história no primeiro torneio organizado pela FIFA.
O primeiro campeonato mundial de clubes da FIFA foi realizado entre os dias 5 e 14 de janeiro do ano 2000 com jogos nos estádios do Morumbi em São Paulo e Maracanã no Rio de Janeiro. Oito times jogaram a primeira edição do torneio: Corinthians e Vasco representaram o Brasil e a América do Sul sendo o Vasco campeão da Libertadores de 1998 e o Corinthians como campeão brasileiro no mesno ano, o Manchester United da Inglaterra e o Real Madrid da Espanha pela Europa, o Raja Casablanca do Marrocos, o South Melbourne da Austrália, o Necaxa do México e o Al Nassr da Arábia Saudita.
O Corinthians ficou no grupo A com Raja Casablanca, Real Madrid e Al Nasr e o Vasco ficou no grupo B com Manchester United, Necaxa e South Melbourne. Os vencedores dos dois grupos jogariam a final que foi no Maracanã. Na primeira rodada o Corinthians estreou em 5 de janeiro vencendo o Raja Casablanca por 2 x 0 e o Vasco no dia seguinte derrotou o South Melbourne também por 2 x 0, na segunda rodada Corinthians e Real Madrid fizeram um jogão de bola no Morumbi com o Real saindo na frente com o francês Anelka, o Corinthians virou o jogo com dois gols de Edilson e um deles, golaço colocando a bola nas canetas do francês Karembeau, mas Anelka empatou pros merengues e o Vasco amassou o Manchester United com a dupla Romário e Edmundo. Na última rodada o Timão bateu o Al Nasr e o Vasco venceu o Necaxa e os dois times brasileiros iriam decidir o título.
Naquela noite de sexta-feira, 14 de janeiro do ano 2000 o velho Maracanã recebeu 73 mil pessoas pra decisão do primeiro campeonato mundial de clubes entre Vasco e Corinthians. O jogo foi pegado durante os 90 minutos e na meia hora de prorrogaçaõ e só foi decidido nos pênaltis. O goleiro Dida foi destaque pegando a cobrabça de Gilberto e na última cobrança vascaína Edmundo chutou a bola pra fora e o Corinthians se sagrou campeão. A taça foi erguida pelo capitão Freddy Rincón que morreu em abril de 2022. O Corinthians ganhou US$ 6 milhões em prêmios e o Vasco ganhou US$ 5 milhões pelo vice campeonato com o Necaxa ficando na terceira posição vencendo o Real Madrid nos pênaltis. A experiência da primeira edição teria continuidade em 2001 com a segunda edição, mas problemas com patrocínio e o colapso da ISL que era parceira da FIFA cancelou o evento, só em 2005 com a incorporação da Toyota como parceira o torneio entrou no lugar da Copa Intercontinental que voltou em 2024 e num novo formato com partidas eliminatórias. Em junho deste ano o mundial se torna mais amplo com 32 clubes e disputado de quatro em quatro anos um ano antes da Copa do Mundo de seleções com o mesmo formato de disputa que vigorou até a Copa de 2022 com fase de grupos e mata mata a partir das oitavas de final. Flamengo, Botafogo, Fluminense e Palmeiras serão os representantes do Brasil na disputa.
A partida foi histórica para a Band que transmitiu o evento com exclusividade pra TV aberta do Brasil e obteve seu maior índice da história com 53 pontos na cobrança dos pênaltis superando a marca de 50 pontos na luta entre o saudoso Maguila e Evander Holyfield em 1989.
Vejamos como a imprensa cobriu o acontecimento.
A final foi destacada em O Globo e a foto de primeira página da edição atualizada destaca Dida consolando Edmundo e o Estadão não colocou a foto da taça erguida.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário