Há exatos 35 anos começava a primeira guerra do Golfo, a primeira guerra tecnológica da história.
Tudo começa no dia 2 de agosto de 1990 quando o Kuwait é invadido pelas tropas do exército do Iraque comndados por Saddam Hussein, então ditador iraquiano e anexado ao território. A ação foi rapidamente condenada pela comunidade internacional e o Conselho de Segurança da ONU determinou sanções econômicas ao país. A decisão de Saddam de invadir o país vizinho se deu por conta da vulnerabilidade econômica do Iraque que sofreu prejuízos com uma guerra de oito anos com o Irã e a economia estava perto do colapso. O governo norte americano comandado à época por George Bush decidiu combater os iraquianos iniciando a operação Escudo no Deserto e desde então o mundo viveu dias tensos e em novembro de 1990 o Conselho decide autorizar o uso de todos os meios pra normalizar a situação do Kuwait e dá prazo pra que os iraquianos se retirassem do país de forma voluntária, 15 de janeiro de 1991.
O Iraque resistiu e não obedeceu ao prazo, então no dia 16 a guerra começou com o início da campanha aérea com sucessivos ataques aéreos das forças de coalizão sobre Bagdá, capital iraquiana. Os céus de Bagdá foram iluminados pelos mísseis disparados pelos caças americanos e Saddam Hussein declara o conflito como a mãe de todas as batalhas. Durante seis semanas mísseis foram disparados envolvendo também alvos em Israel, de um lado os Scud e do outro os Patriot. No final de fevereiro entra em cena a Desert Storm liderada pelo general Norman Schwarszkop. No dia 25 de fevereiro as tropas de coalizão iniciam a invasão terrestre ao Kuwait. O exército iraquiano disparou um Scud contra tropas americanas em quartel na Arábia Saudita matando 28 e depois de 100 horas de combates os iraquianos se renderam e três dias depois a guerra terminou com o acordo de cessar fogo. Estima-se que as baixas iraquianas passaram entre 20 a 35 mil soldados mortos em combate, os kuwaitianos tiveram mais de 1000 perdas de pessoas civis enquanto as forças de coalizão contabilizam 148 mortes sendo 35 por fogo amigo. A guerra do Golfo custou aos cofres americanos US$ 6,1 bilhões, um custo muito alto pros padrões da época. George Bush ganhou a guerra, mas não se reelegeu em 1992 perdendo a eleição presidencial americana pra Bill Clinton, já Saddam ainda permaneceu no poder até uma nova guerra em 2003 liderada por George W. Bush e essa nova guerra foi motivada pelo uso não comprovado de armas químicas. Pra relembrar esse conflito aqui está a matéria.
Vejamos a cobertura da imprensa brasileira sobre o tema:
A invasão do país ao Kuwait é destaque nos jornais de 3 de agosto e capa de Veja em 8 de agosto de 1990;
As manchetes do esgotamento do prazo imposto pela ONU.
As manchetes dos jornais que tiveram de atualizar suas edições do dia 17 de janeiro pra registrar os primeiros ataques americanos em Bagdá.
As manchetes sobre os últimos dias e o fim da guerra.





As capas de Veja, Istoé Senhor e Manchete durante o período da guerra.











































0 $type={blogger}:
Postar um comentário