sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O Brasil e o Mundo em 1989: Cai o Muro de Berlim, Collor vence a primeira eleição direta em 29 anos e Emerson Fittipaldi volta a fazer história

O Blog Contando a História relembra os fatos mais marcantes de 1989, um ano marcado por grandes reviravoltas.





O último ano da década de 80 ficou marcado pelo começo do fim da Guerra Fria. Na noite de 9 de novembro o muro de Berlim que separava as duas Alemanhas, a ocidental, capitalista e a oriental, comunista foi derrubado. A partir daí os alemães que estavam no oriente passaram para o lado oriental da fronteira. A queda do Muro foi o começo do fim da divisão europeia no Pós Guerra e também o começo de uma onda de reviravoltas.







Aqui no Brasil acontecia a primeira eleição presidencial direta depois de 29 anos, e também a primeira eleição em tempos de democracia. 22 candidatos de 22 chapas distintas estavam aptos a concorrer à cadeira do Palácio do Planalto. Quando o ano começou os principais favoritos eram Ulysses Guimarães, pelo PMDB, Leonel Brizola pelo PDT e Luiz Inácio Lula da Silva pelo PT, mas a partir de abril Fernando Collor de Mello que era governador de Alagoas passou a liderar as pesquisas. À medida que a campanha avançava os rivais tentaram tirar suas forças. Com o começo da propaganda eleitoral em setembro, Collor seguia liderando as pesquisas enquanto Lula e Brizola se engalfinhavam por um lugar no segundo turno e crescendo por fora havia Mário Covas e Guilherme Afif Domingos. Às vésperas da eleição o empresário e animador Sílvio Santos teve sua candidatura impugnada, na verdade ele assumiu o lugar de Armando Corrêa no PMB, só que o partido cometeu irregularidades e foi extinto. No dia 15 de novembro foi realizado o primeiro turno. Collor e Lula passaram para o segundo turno. A campanha do segundo turno foi marcada por dois debates na TV e ataques pesados de Collor em Lula que liderava a pesquisa. A mídia foi influenciada e parte da imprensa noticiou o favorecimento da Rede Globo no último debate que teve edição tendenciosa à favor de Collor. Em 17 de dezembro os brasileiros voltavam às urnas e num resultado apertado, Fernando Collor se tornava o primeiro presidente civil a ser eleito pelo voto em 29 anos. Mal sabia que três anos depois seria apeado do poder.



Na virada de 88 para 89 acontecia o naufrágio do barco Bateau Mouche que matou 55 pessoas, dentre elas a atriz Yara Amaral. Uma série de erros como estrutura deficiente, superlotação de passageiros e posicionamento da caixa d'água para o centro causando excesso de peso determinaram a tragédia. Os donos do barco foram condenados em 1993, mas fugiram do país em 1994.



Na China a juventude foi às ruas para se manifestar. Na Praça da Paz Celestial houve banho de sangue devido à decretação da Lei Marcial e o governo comunista lançou o exército pras ruas. O número de mortos diverge. Uns falam em 2600, outros em 700 a 800. Uma imagem marcou os protestos. Diante de uma fila de tanques um homem de camisa branca para em frente a um tanque. A cena flagrada por um fotógrafo da AP corre o mundo. Sua identidade e seu paradeiro são desconhecidos.



Na Romênia o regime de Nicolau Ceausescu terminou com a morte do ditador romeno. A revolução romena às vésperas do Natal marcou o fim de uma ditadura. Ceausescu foi fuzilado no dia de Natal.





Uma sátira ao estilo capa e espada sobre o Brasil, assim a novela Que Rei Sou Eu?, exibida às 7 da noite contagia o país. A sátira se passava no Reino de Avilan. Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a novela tinha um elenco de peso com destaque para Tereza Rachel como a impagável Rainha Valentine, Antônio Abujamra como o bruxo Ravengar, Stênio Garcia como o bobo da corte Corcoran e tantos outros.



A Rede Globo trouxe para as tardes de domingo o apresentador Fausto Silva para comandar o Domingão do Faustão, seu principal programa de auditório. Com seu reforço de peso, ele consegue derrotar por oito anos Sílvio Santos.



O bispo Edir Macedo da Igreja Universal do Reino de Deus compra a Rádio e Televisão Record por US$ 45 milhões do grupo formado por Silvio Santos e Paulo Machado de Carvalho. Edir Macedo assumiria o controle acionário em março de 1990.







Depois de dois títulos mundiais de Fórmula 1 e o fracasso da Copersucar, parecia que a carreira de Emerson Fittipaldi teria um ocaso, mas em 89 ele ressurgiu como uma Fênix e voltou a viver dias de glória. O Rato virou Emmo e se tornou o primeiro piloto não americano a conquistar o campeonato de Fórmula Indy. Foram 5 vitórias na temporada, dentre elas a mítica 500 Milhas de Indianápolis onde venceu Al Unser Jr numa chegada épica.







Na Fórmula 1, Ayrton Senna voltou a travar duelo com Alain Prost, mas desta vez o francês levou a melhor, com ajudinha do compatriota Jean Marie Balestre. No GP do Japão, Prost liderava e Senna foi pra ultrapassagem na chicane, Prost fechou a porta e os dois bateram. Senna voltou pra pista em um atalho, trocou o bico avariado, passou Nannini, venceu a prova, mas foi desclassificado e com isso Prost ficou com o título. 89 marcou o começo de uma rivalidade que foi além das pistas. Os dois se tornaram desafetos até 1993 quando fizeram as pazes. Ainda em 89 o austríaco Gerhard Berger sobreviveu a um terrível acidente na Tamburello.



O Brasil estava se classificando para a Copa do Mundo da Itália quando no jogo contra o Chile no Maracanã um foguete sinalizador disparado por Rosenery Mello do Nascimento atinge a área chilena próxima ao goleiro Roberto Rojas que se jogou no chão e fingindo ser atingido simulou a contusão. Os jogadores chilenos saíram do gramado carregando o goleiro ensanguentado, mas vídeos e uma foto de Jorge William do jornal O Globo comprovaram a farsa. Rojas carregava debaixo de uma das luvas uma lâmina que ao cair cortou o supercílio, ou seja não havia vestígios de pólvora. O Brasil foi declarado vencedor, o Chile foi punido e Rojas banido do esporte, já a fogueteira viveu seus 15 minutos de fama, posou nua para uma revista masculina, logo depois foi esquecida e morreu em junho de 2011.



Depois de 21 anos de jejum o Botafogo se tornava campeão carioca. Na final contra o Flamengo o Fogão venceu o jogo com gol de Maurício.





O Vasco da Gama foi o campeão brasileiro de 89. Na final contra o São Paulo no Morumbi o título veio nos pés de Sorato.











Em 89 morreram Salvador Dalí, pintor espanhol, o aiatolá Khomeíni do Irã, o ex piloto Chico Landi, a atriz Dina Sfat, a cantora Nara Leão, o cantor Raul Seixas, o ator Lauro Corona, o lexicógrafo Aurélio Buarque de Holanda, criador do famoso dicionário Aurélio e a atriz Betty Davis.

Em breve os fatos mais marcantes de 1990.

22 comentários:

  1. Ano especial marcante pra mim. Especialmente, o nascimento da minha primeira filha Thais.

    ResponderExcluir
  2. Lauro Corona... tão lindo. Interpretava um português, não me recordo o nome da novela,mas ele já não estava bem e não pode continuar...

    ResponderExcluir
  3. Lauro Corona... tão lindo. Interpretava um português, não me recordo o nome da novela,mas ele já não estava bem e não pode continuar...

    ResponderExcluir
  4. Por mais que o tempo passe sempre vou lembrar de 1989 como um dos melhores da minha vida.também foi um ano de muitas transformações no Brasil e no mundo e essas imagens nos leva de volta no tempo.bateu uma saudade da adolescência agora.mas é vida que segue.

    ResponderExcluir
  5. Data em que nasci caramba marcante..

    ResponderExcluir
  6. Nasci em 89...por isso me veio a curiosidade em saber o que acontecia no Brasil e no mundo nessa época!

    ResponderExcluir
  7. Nasci nesse ano! meu motivo foi o mesmo d Unknown

    ResponderExcluir
  8. nasci neste ano.
    ano de muitas mudanças no mundo

    ResponderExcluir
  9. nasci neste ano.
    ano de muitas mudanças no mundo

    ResponderExcluir
  10. Eu também nasci em 1989, o ano das mudanças no Brasil e no mundo!

    ResponderExcluir
  11. Eu também nasci em 1989, o ano das mudanças no Brasil e no mundo!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Tinha 22 anos nossa que saudade pena que não dá para reviver tudo de novo a vida segue foi muito bom😍😍

    ResponderExcluir
  14. Muito bom, obrigado pelas informações e parabéns.

    ResponderExcluir