sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O Brasil e o Mundo em 1998: Titanic arrebata multidões, Palace II se desmancha, Nasce Sasha, filha de Xuxa, Ratinho leva baixaria pra TV, Brasil perde Copa devido à convulsão de Ronaldo e ano pesado na música

O Blog Contando a História continua sua viagem no tempo e relembra hoje o que de mais importante aconteceu em 1998.





Um edifício construído com areia do mar e materiais de péssima qualidade, ingredientes necessários para uma tragédia. Assim foi a tragédia do edifício Palace II que desabou devido à falhas estruturais. As vigas que sustentavam o edifício não resistiram à areia do mar que foi misturada ao concreto devido à corrosão do ferro. Uma sucessão de erros levou oito pessoas à morte e 150 desabrigadas. Por trás de tudo isto estava o então deputado Sérgio Naya, dono da construtora Sersan. Ele foi cassado, se mudou para os EUA e morreu em fevereiro de 2009.



Fernando Henrique Cardoso foi reeleito em primeiro turno se tornando o primeiro presidente a se reeleger. A eleição de 98 foi a primeira a utilizar a urna eletrônica, uma novidade até então e as apurações ficaram ágeis. Em até 3 horas já se sabiam os resultados. Mas o ano em que se reelegeu não foi fácil para FHC. Ele teve de superar as perdas traumáticas de Sérgio Motta, então ministro das Comunicações e de Luiz Eduardo Magalhães que era líder do governo no Congresso e que morreram em um intervalo de 48 horas.

A crise econômica que começou em outubro de 97 em Hong Kong mudou de lado e foi para a Rússia. O país decretou moratória e renegociou sua dívida externa.



Um psicopata que matou nove mulheres no Parque do estado em São Paulo assombra o Brasil. Com um olhar sombrio, Francisco de Assis Pereira foi preso, chegou a ser dado como morto, mas segue condenado a 130 anos de prisão.



O ator Gerson Brenner foi vítima de assalto em agosto. Um tiro na cabeça deixou o ator paraplégico e desde então perdeu todos os movimentos e tem dificuldade na fala e na compreensão.



Numa gravidez comentada e repercutida, nasce em 28 de julho Sasha Meneghel Szafir, filha da apresentadora Xuxa com Luciano Szafir. Seu nascimento rendeu dez minutos de reportagem no Jornal Nacional.





Duas personalidades desconhecidas aparecem do nada e se tornam celebridades em 98. Suzana Alves chicoteava os rapazes no programa de Luciano Huck. De cinta liga, a Tiazinha levou o público masculino à loucura, loucura, loucura. Já o Padre Marcelo Rossi cantou músicas religiosas com alegria e ritmo e suas missas levaram altos públicos.





Revelado pela CNT, Carlos Massa, o Ratinho é contratado pela Record e no começo de 98 seu Ratinho Livre derrotava a novela das 8 da Globo, meses depois foi para o SBT. A solução da Record foi promover Gilberto Barros, o Leão e assim surgiu a guerra da baixaria que assolou a TV em 98.





Um filme que entrou pra história. Titanic, dirigido por James Cameron ganha 11 Oscars. A história de um amor de dois jovens que se conhecem durante a viagem inaugural do navio comove o mundo. Ao som de My Heart Will Go on da cantora Celine Dion, Leonardo di Caprio e Kate Winslet vivem uma dramática história de amor.



Bill Clinton teve um ano conturbado, devido ao escãndalo Monica Lewinski. Monica que era estagiária na Casa Branca manteve relações sexuais com o então presidente americano. Ele acabou escapando de sofrer impeachment. Além de Monica Lewinski ele teve outra dor de cabeça com os atentados terroristas na Tanzânia e no Quênia.

O ex- ditador do Chile Augusto Pinochet é preso no Reino Unido por crimes de guerra pelo juiz espanhol Baltasar Garzón.









A última Copa do Mundo do século XX acabou em Marselhesa. A França conquistou seu primeiro título com um baile em cima de uma seleção brasileira apática e Ronaldo completamente apagado devido à uma misteriosa convulsão horas antes da decisão. A seleção de Zagallo passou pela primeira fase, depois de vencer Chile e Dinamarca, uma vitória dramática na semifinal contra a Holanda e então veio a final e quem esperava ver o penta acabou vendo Zidane nos enterrar com dois gols de cabeça com Petit fechando o desastre de 3 x 0.





O Corinthians conquistou seu segundo campeonato brasileiro derrotando o Cruzeiro na decisão em três partidas. Foi o terceiro título de Vanderlei Luxemburgo como técnico num time que tinha como astros o colombiano Freddy Rincón, Vampeta que no ano seguinte posaria nu, o capetinha Edilson e Marcelinho Carioca, mas quem brilhou nas finais foi Dinei que participou dos dois gols da decisão no Morumbi.



O Vasco se tornou campeão da Libertadores, mas no Mundial de Clubes perde a decisão para o Real Madrid.





Um ano de novos nomes a se destacar no esporte brasileiro. Rodrigo Pessoa se torna campeão mundial de hipismo e Ronaldo da Costa bate o recorde mundial da maratona que dura um ano.



Mika Hakkinen se torna campeão mundial de Fórmula 1 com as flechas de prata da McLaren e na CART Alex Zanardi conquista o bicampeonato num ano em que os pilotos brasileiros não venceram nenhuma corrida, o que levou o SBT, emissora que exibia o campeonato a suspender as transmissões ao vivo.











Em 98 desapareceu a voz de Frank Sinatra. O cantor que conquistou multidões se despede da vida em 15 de maio. Aliás, um ano pesado pra música brasileira. Em 15 de março morre o cantor Tim Maia, em 18 de abril morre o boêmio Nelson Gonçalves. Em 23 de junho a música sertaneja fica de luto com a morte do cantor Leandro da dupla Leandro e Leonardo depois de dois meses lutando contra um câncer devastador no pulmão. O ano ainda tem as mortes do cineasta japonês Akira Kurosawa, do ex-ditador do Camboja, Pol Pot e da ex- corredora Florence Griffth Joyner.

Em breve os fatos mais marcantes de 1999.

12 comentários:

  1. Este também foi o ano que eu sai do Brasil rumo a Europa para nunca mais voltar!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei da matéria que retrata o ano que eu nasce, sempre tive curiosidade. Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Gostei da matéria que retrata o ano que eu nasce, sempre tive curiosidade. Muito bom!

    ResponderExcluir
  4. O cantor leandro morreu mesmo no dia do meu nascimento: 23/06/1998
    😢

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Tinha apenas 4 anos,mas, lembro-me de muitos acontecimentos que marcaram este agitado ano de 1998.

    ResponderExcluir