Há exatos 30 anos atrás o esporte brasileiro viveu o seu maior dia com a conquista da medalha de ouro no vôlei masculino, a primeira em esportes coletivos.
A geração de ouro do vôlei brasileiro viveu em Barcelona o seu maior momento com a conquista do ouro olímpico, uma medalha que ajudou a impulsionar o vôlei, dez anos antes em 1982 o vôlei iniciava sua ascensão meteórica com a Geração de Prata. Aquele time com jogadores que marcaram como William, Bernard, Renan, Montanaro e cia dirigidas por Bebeto de Freitas conquistava o vice-campeonato mundial no campeonato disputado na Argentina perdendo para a União Soviética, dois anos depois a medalha de prata olímpica nos jogos de Los Angeles perdendo pro time anfitrião.
Para os jogos olímpicos de Barcelona havia expectativa do time obter boa colocação, poucos acreditavam em medalha pois o time era jovem e dois anos antes jogando o mundial em casa terminar na quarta posição e eles estavam sendo preparados para ganhar o ouro em Atlanta, mas tudo começou a mudar no dia 26 de julho de 1992. A estreia foi contra a Coreia do Sul, uma asa negra que havia nos vencido em 84 e 88, mas desta vez não foi páreo para nosso time. Mesmo com erros no ataque o Brasil venceu por 3 sets a 0.
O segundo jogo foi contra a CEI (Equipe unificada). Vitória por 3 sets a 1. Depois o Brasil enfrentaria a Holanda. Os holandeses vinham em ascensão no vôlei mundial e tinham no elenco Ronald Zverver,dono de um potente saque, mas não o suficiente para deter o Brasil. Vitória por 3 sets a 0.
Contra Cuba o Brasil venceu por 3 sets a 1 e fechando a participação na fase de grupos vitória tranquila sobre a Argélia por 3 sets a 0. Nas quartas de final uma fácil vitória sobre o Japão por 3 sets a 0. O caminho para o ouro estava mais aberto, ainda mais com a Itália que era a grande favorita pois tinha um timaço treinado pelo argentino Julio Velasco com jogadores fabulosos como Luchetta, Cantagalli e Zorzi, o melhor atacante na época e os italianos acabaram sucumbindo diante da Holanda.
E na semifinal o adversário foi o time dos Estados Unidos, bicampeões olímpicos. E mais uma perfeita atuação com vitória de 3 sets a 1 alijando o time dos carecas que perdiam a chance de serem tricampeões seguidos e o caderno de esportes do jornal O Globo do dia seguinte definiu: Adeus, carecas.
E então veio a grande final contra a Holanda no Palau Saint Jordi. Na manhã de 9 de agosto, último dia dos jogos olímpicos o vôlei do Brasil coroava uma geração vitoriosa e na final um categórico 3 x 0 com parciais de 15/12, 15/8 e 15/5. Pela primeira vez um time conquistava a medalha de ouro em esportes coletivos.
Marcelo Negrão, Giovane, Tande, Paulão, Carlão e Maurício foram os titulares durante toda a campanha. Pampa, Amauri, Talmo, Janelson, Jorge Edson e Douglas eram os reservas e também deram sua contribuição. No comando do time José Roberto Guimarães, um técnico vitorioso que conquistaria mais duas medalhas de ouro na carreira e com as mulheres nos jogos de Pequim e Londres. Depois do ouro de Barcelona o nosso vôlei ganharia o ouro nos jogos olímpicos de Atenas e no Rio de Janeiro com a era Bernardinho, mas isso é assunto pra uma outra ocasião.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário