Publicidade

35 anos da maior vitória do basquete brasileiro

Há exatos 35 anos atrás o basquete brasileiro conquistava em Indianápolis sua maior vitória e que mudou pra sempre o esporte.


No dia 23 de agosto de 1987 Brasil e Estados Unidos decidiram a medalha de ouro do torneio masculino de basquete dos X Jogos Pan Americanos no Market Square Arena e a teoria indicava ouro certo para o quinteto considerado imbatível, mas o que se viu foi um time se agigantar em quadra e levar o ouro. Comandados por Oscar e Marcel o time brasileiro venceu a decisão por 120 x 115 e conquistou o ouro pan americano e isso levou a uma série de mudanças que culminaram com o surgimento do Dream Team, além disso foi a primeira vez que um time americano de basquete perdia dentro de seu território. O Brasil explorou os arremessos de 3 pontos e a dupla infernal anotou 66 pontos com Oscar como cestinha da partida anotando 46 pontos. Jogaram pelo Brasil Oscar, Marcel, Israel, Gérson e Guerrinha e no banco de reservas estava Ary Vidal, treinador que conduziu o time a vitória histórica e que faleceu em 2013.

E qual a importância dessa partida pro basquete? A partida trouxe duas consequências: a primeira, as bolas de 3 pontos passaram mais do que nunca a ser uma arma para arremessadores exímios como Oscar e nos dias atuais quem vê Stephen Curry, fenomenal jogador do Golden State Warriors fazer cestas de 3 como se estivesse brincando não imagina como a linha que inicialmente adotada na NBA e depois no basquete fez o jogo tornar- se mais dinâmico. A outra consequência foi o surgimento do Dream Team, como abordamos aqui há um mês atrás. Os universitários não eram mais aqueles tanto é que na Olimpíada de Seul no ano seguinte os americanos que até então haviam perdido um jogo e numa decisão polêmica contra a União Soviética nos Jogos Olímpicos de Munique em 1972 ficaram com a medalha de bronze fazendo com que a federação americana brigasse com a FIBA para permitir a entrada de jogadores profissionais na Olimpíada e assin surgiu o Dream Team nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992.

Vejamos como a imprensa noticiou o feito:







As matérias publicadas no Correio Braziliense, O Globo e Folha no dia seguinte. O Estadão noticiou o feito na edição da terça-feira, 25 de agosto pois o jornal não circulava às segundas-feiras.

 


A revista Manchete dedicou capa e matéria que abriu a edição do dia 5 de setembro sobre o feito histórico de Indianápolis.

 

E fechamos trazendo dois vídeos: o primeiro com a íntegra da partida em transmissão da Rede do Pan formada pela TV Gazeta de São Paulo como cabeça de rede e que a TV Nacional de Brasília transmitiu com narração do saudoso Osmar de Oliveira com comentários de Álvaro José, ambos emprestados pela Band. A TV Educativa do Rio e a TV Cultura de São Paulo também mostraram o jogo.

E aqui matéria exibida no Fantástico no dia da conquista com apresentação de Sérgio Chapelin tendo ao fundo o Lago Mono como cenário, pois era a terceira edição com a célebre abertura da natureza que entrou no ar no dia 9 de agosto e que ficou no ar por sete anos.

CONVERSATION

1 $type={blogger}:

  1. Na matéria do Correio olha quem aparece na foto: o irmão dele Emanoel Tadeu, ou simplesmente Tadeu Schmidt, atual apresentador do Big Brother e ex-apresentador do Fantástico.

    ResponderExcluir