Há exatos 50 anos completados nesse sábado o Brasil comemorava o seu primeiro título mundial de Fórmula 1.
Naquele 10 de setembro de 1972 Emerson Fittipaldi escrevia de vez o seu nome na galeria dos campeões mundiais da categoria máxima do automobilismo mundial ao vencer o Grande Prêmio da Itália no tradicional circuito de Monza a bordo da lendária Lotus 72D patrocinada pelo cigarro John Player Special. O Rato colocava o Brasil no rol dos melhores da história da lendária categoria e abria as portas para o sucesso que se seguiu depois com mais sete títulos, o último em 1991 com Ayrton Senna.
A temporada de 1972 teve 12 corridas e Emerson venceu cinco: Espanha, Bélgica, Inglaterra, Áustria e Itália. O rival mais próximo foi Jackie Stewart que venceu na Argentina, na França, no Canadá e nos Estados Unidos. Na campanha vitoriosa Emerson obteve dois segundos lugares (África do Sul e França) e um terceiro lugar (Mônaco) somando 61 pontos.
O GP de Monza de 1972 entrou pra história do automobilismo brasileiro por ser o local da primeira conquista brasileira no milionário mundo da Fórmula 1 e Emerson chegou á Itália líder com 16 pontos de vantagem sobre o escocês faltando três corridas pro final da temporada e a rivalidade entre eles era saudável a ponto de Stewart ter uma úlcera com o nome Fittipaldi. Para Emerson uma vitória liquidaria o campeonato e para isso ele tinha de contar com problemas dos adversários para sair de Monza campeão. E foi exatamente o que aconteceu. Largou em sexto e foi escalando o pelotão até assumir a liderança na volta 46 de um total de 55 quando o belga Jacky Ickx teve problemas mecânicos na entrada dos boxes e foi obrigado a abandonar a corrida abrindo caminho para Emerson que levou seu carro até o final para cruzar a linha de chegada na frente com 15 segundos de vantagem sobre Mike Hailwood da Grã - Bretanha. Era o Brasil chegando ao primeiro mundo da Fórmula 1.
Vejamos aqui como a imprensa registrou o feito. Até a chegada de Emerson em 1970 a Fórmula 1 inexistia nos jornais brasileiros e a televisão mostrava poucas corridas sendo a pioneira a transmitir a TV Record, depois tivemos a Tupi e a Globo que fez história transmitindo a categoria em duas eras e atualmente a Band transmite o mundial lembrando que em 1980 a emissora foi a primeira a transmitir todas as corridas de uma temporada.
A revista Veja em 19 de julho dava capa ao piloto brasileiro.
Os jornais O Globo e Folha de S.Paulo deram a notícia na segunda-feira, 11 de setembro e o Estadão somente no dia seguinte já que o jornal não circulava às segundas feiras.
A revista Manchete dedicou capa e cinco páginas na edição de 23 de setembro e a revista Quatro Rodas trouxe uma edição pôster no dia seguinte à conquista.
E para fechar trago a narração histórica do Barão Wilson Fittipaldi narrando pela Rádio Jovem Pan a conquista histórica em Monza.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário