Publicidade

35 anos da Black Monday, a Segunda feira negra que abalou a economia americana e mundial

Há exatos 35 anos atrás o mercado econômico mundial foi sacudido com a queda na Bolsa de Valores de Nova York no que ficou conhecido como a Segunda feira negra.

A economia dos Estados Unidos vinha em franca recuperação a partir de 1985 depois do país enfrentar uma rápida recessão. Eram tempos do governo de Ronald Reagan até que no dia 14 de outubro o índice Dow Jones caía 3,8%, no dia seguinte o Irã atacou navios petroleiros americanos no Kuwait e no fatídico 19 de outubro de 1987 um novo ataque dos iranianos aos petroleiros no Golfo Pérsico motivou a queda do índice Dow Jones que caiu 22% e como num efeito dominó as outras bolsas do mundo também caíram incluindo aqui no Brasil a Bolsa de Valores de São Paulo teve o índice Ibovespa caindo 16% no dia seguinte. O crash em Wall Street foi bem pior que o ocorrido em 1929 nos tempos da Grande Depressão americana. 

Vejamos a cobertura da imprensa brasileira sobre o dia de caos.



O fato foi noticiado em destaque na primeira página dos jornais brasileiros.





Aqui as páginas sobre o ocorrido no Correio Braziliense, O Globo, Folha e Estadão.





As revistas Veja e Istoé dedicaram capa e matérias sobre o acontecimento e a revista Manchete destacou o fato na reportagem de abertura da edição de 7 de novembro.

CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário