Hoje, 30 de outubro o automobilismo brasileiro comemora o tricampeonato de Nélson Piquet.
A temporada de 1987 do mundial de Fórmula 1 foi dominada pela Williams e pela rivalidade entre Piquet e o inglês Nigel Mansell, uma rivalidade que se iniciou um ano antes em 1986. Piquet chegava na equipe depois de seis anos pilotando pela Brabham e os dois pilotos duelaram, mas a guerra de vaidades acabou custando caro e o francês Alain Prost se beneficiou da guerra sendo campeão. Em 87 a história não seria diferente.
A temporada começou no Brasil no extinto Autódromo de Jacarepaguá e Prost venceu com Piquet em segundo, em Ímola Piquet sofre um acidente batendo na curva Tamburello, acidente que afetou sua condição de pilotar e a vitória ficou com Mansell. Piquet venceu três corridas no campeonato (Alemanha, Hungria e Itália) e abriu 20 pontos de vantagem administrando a vantagem. Na época a vitória valia 9 pontos e os 6 primeiros colocados pontuavam e havia ainda a regra dos descartes, ou seja os cinco piores resultados seriam descartados.
O título veio de forma antecipada, não numa disputa dentro da pista e sim num azar de Mansell que bateu no primeiro treino classificatório do Grande Prêmio do Japão que voltava ao calendário depois de 10 anos na pista de Suzuka. Na tentativa de fazer o melhor tempo o carro do inglês escapou e bateu violentamente na barreira de pneus. Mansell sente dores e os médicos vetam o inglês que fica fora da briga e Piquet era tricampeão.
Vejamos como a imprensa cobriu o fato.
O Correio Braziliense e O Globo deram três páginas sobre a conquista, o Estadão deu uma e a revista Manchete dedicou 4 páginas.
Piquet como piloto foi gênio dentro das pistas, fora dela se tornou um idiota, a frase dita por Galvão Bueno numa entrevista à Playboy em 1994 continua atual, uma pena ver o Piquet chegar aos 70 anos passando pano pro presidente derrotado e ainda envolvido em racismo contra o Lewis Hamilton e ainda teve mais essa, pedindo a morte do Lula nos recentes atos golpistas depois do resultado das urnas.
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