Publicidade

55 anos da maior aventura científica da história: o homem na Lua

Hoje faz 55 anos da maior aventura do homem em todos os tempos, a ida à Lua. A missão da Apollo XI entrou pra história da humanidade como um marco na corrida espacial.




Pra entender como tudo isso aconteceu vamos lembrar que Estados Unidos e União Soviética estavam em meio à Guerra Fria e a corrida espacial foi um dos capítulos do conflito ideológico e geopolítico quando os soviéticos lançaram o Sputnik em 1960 sendo o primeiro satélite artificial do mundo, depois os americanos criaram a NASA (National Aeronautics and Space Administration) e a agência tinha a intenção de colocar um humano na órbita da Terra, mas os soviéticos foram os primeiros com Yuri Gagarin em 1961. Os americanos então tinham um projeto ousado, o Apollo que teve como ápice a ida do homem à Lua. 

Em 16 de julho de 1969 a Apollo XI decolou da base de Cabo Kennedy e tinha na equipe os astronautas Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Aldrin. O lançamento foi transmitido pela televisão para 33 países. O foguete depois de quatro dias pousou na Lua e em 20 de julho Armstrong e Collins desceram do módulo lunar Eagle que realizou o processo de alunissagem. Armstrong então fincou o pé no solo lunar e depois de colher amostras do solo lunar falou com o então presidente Richard Nixon dizendo a célebre frase: Um pequeno passo para o homem e um grande salto para a humanidade. Depois da missão os astronautas fincaram a bandeira dos Estados Unidos simbolizando o feito alcançado retornando à Terra quatro dias depois sãos e salvos. Em 25 de agosto de 2012 morria Neil Armstrong e o Blog de knunes fez o registro.

Morre Neil Armstrong, o primeiro ser humano a pisar na Lua
O primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong morreu neste sábado aos 82 anos de idade. Ele se recuperava de uma cirurgia cardíaca no começo deste mês. Nascido em 5 de agosto de 1930, Neil Armstrong foi piloto da marinha e esteve na guerra da Coreia. Em 1955 entrou pra NASA, a agência espacial norte americana onde se tornou astronauta em 1962. Sua primeira missão foi pela nave Gemini 8 em 1966. Três anos mais tarde foi escolhido comandante da missão Lua pela nave Apollo XI e em 20 de julho de 1969 se tornou o primeiro ser humano a pisar o solo lunar. Ao lado dos astronautas Edwin Aldrin e Michael Collins, Armstrong disse a frase que marcou o período: Um pequeno passo para um homem, mas um salto gigantesco para a humanidade. Um ano depois ele deixou as missões e anos mais tarde se tornou professor de engenharia na Universidade de Cincinnati.

Vejamos como a imprensa brasileira cobriu o acontecimento histórico.

 


 

 

Como o fato foi no final da noite de domingo alguns jornais lançaram edilções extras como o Correio Braziliense que não circulava às segundas -feiras, O Globo e Jornal do Brasil.



 

 

 

 

 

Revistas como Veja e Manchete dedicaram capas e uma infinidade de matérias sobre o tema além de edições históricas e um livro em fascículos que vinham junto das edições de Veja que ainda nem tinha um ano de existência e enfrentava dificuldades. Meio século depois um e-book da revista foi lançado pra comemorar os 50 anos do fato.

CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário