Publicidade

20 anos do escândalo do mensalão, um caso que abalou a política brasileira

Hoje 6 de junho há exatos 20 anos começava a surgir um dos maiores escândalos de corrupção da história republicana, o escândalo do mensalão.

 

 

O mensalão consisita em pagamento de mesadas a deputados para garantir o apoio a projetos do governo no Congresso Nacional. Em 6 de junho de 2005 o então deputado Roberto Jefferson deu uma entrevista à jornalista Renata Lo Prete que na época trabalhava na Folha de S.Paulo. Jefferson revelou que o Partido dos Trabalhadores (PT) pagou a vários deputados a quantia de R$ 30 mil para a aprovação de projetos. As primeiras denúncias apontaram o envolvimento do tesoureiro do partido Delúbio Soares como o responsável pelos pagamentos e o operador do esquema era o publicitário Marcos Valério. 

As denúncias levaram a criação da CPMI para investigar o esquema de corrupção e as investigações apontaram a cúpula do PT como o epicentro. No financiamento do mensalão bancos estatais e privados geraram recursos que foram canalizados por agências de publicidade e entre os envolvidos estavam nomes que faziam parte do governo como José Dirceu, então ministro-chefe da Casa Civil que acabou sendo cassado do mandato de deputado federal assim como Jefferson. O escândalo teve julgamento no STF em 2012 e Dirceu e Marcos Valério foram condenados. O escândalo do mensalão mostrou que o PT era igual a outros partidos e rendeu casos curiosos como os dólares escondidos na cueca e a dança da impunidade da então deputada Angela Guadagnin. Mesmo com todo esse escândalo Lula conseguiu se reeleger no pleito de 2006.

Vejamos alguns registros da imprensa no periodo.

 

 

A manchete da Folha de S.Paulo do dia 6 de junho, o estopim do escândalo. Tem ainda manchetes do dia seguinte com a repercussão do caso.

 

 

  


Aqui os jornais do dia do depoimento bombástico de Jefferson e das cassações dele e de Dirceu.

 

 

Manchete do Estadão com a dança da pizza e manchetes de capa do julgamento de 2012.














 

 






Algumas das capas de revistas no auge do escândalo. 

CONVERSATION

0 $type={blogger}:

Postar um comentário