sábado, 3 de agosto de 2013

O Brasil e o Mundo em 1985: Morre Tancredo, surge a Nova República, México sofre forte terremoto, Rock in Rio agita juventude, Roque Santeiro empolga e futebol vive sua pior tragédia

O blog Contando a História traz hoje o que de mais importante aconteceu em 1985, um ano que ficou marcado para os brasileiros como o ano em que a esperança não morreu.











Depois de uma extenuante campanha, Tancredo Neves é eleito presidente em 15 de janeiro pelo Colégio Eleitoral derrotando Paulo Maluf. Estava encerrado o regime militar, só que a saúde do presidente deixou todos preocupados. Na noite de 14 de março, véspera da posse durante missa, Tancredo teve fortes dores abdominais. Começava uma agonia que durou 38 dias. Com isso, assumia o poder o vice José Sarney, pois João Figueiredo, o último presidente do ciclo militar não passou a faixa presidencial se retirando pela porta dos fundos do Palácio do Planalto. Surgia a Nova República, ao mesmo tempo os brasileiros passaram a acompanhar a agonia de Tancredo. Uma série de complicações cirúrgicas no Hospital de Base de Brasília que passava por obras fez com que Tancredo fosse transferido para São Paulo, durante todo esse período passou por sete cirurgias. Até que na noite de 21 de abril o porta voz Antônio Britto anunciava para todo o Brasil que Tancredo Neves morreu, vítima de infecção generalizada. O povo brasileiro prestou suas homenagens com o esquife em cortejos emocionantes em São Paulo, Brasília e São João del Rei onde foi enterrado num dos maiores funerais da história sendo superado em 1994 por Ayrton Senna.



Com isso José Sarney assumia definitivamente a Presidência da República dando prosseguimento aos ideais de Tancredo.



No dia 19 de setembro o México foi palco de um dos piores terremotos da história. O tremor atingiu 8.1 na Escala Richter abalando as estruturas da Cidade do México. O sismo aconteceu um ano antes da Copa do Mundo que seria disputada no ano seguinte. Ao todo 9500 pessoas morreram, 30 mil ficaram feridas e 10 mil foram desalojadas.



Encontrada no Cemitério de Embu a ossada do carrasco nazista Josef Mengele. Ele morreu em fevereiro de 1979 em Bertioga. Mengele era o médico que servia o nazismo de Adolf Hitler e no campo de concentração de Auchswitz realizou experiências pavorosas que renderam o apelido de Anjo da Morte.



Quase 75 anos depois foram encontrados os destroços do Titanic, navio que afundou em sua viagem inaugural à 3800 metros de profundidade.



Na Colômbia o vulcão Nevado del Ruiz causou destruição para a cidade de Armero matando 25 mil pessoas.







O Brasil entrava definitivamente no rol dos grandes shows musicais com a realização do Rock In Rio, o festival de música onde astros nacionais e internacionais brilharam na Cidade do Rock. Dentre os astros internacionais destaque para o grupo Queen de Freddie Mercury, ao grupo de heavy metal AC/DC a alemã Nina Hagen e o americano James Taylor.





Dez anos depois de ser censurada, a novela Roque Santeiro é liberada e se torna grande sucesso. Escrita por Dias Gomes, a novela bateu recordes de audiência com um elenco onde se destacavam Lima Duarte com seu inesquecível Sinhozinho Malta e seu bordão Tô Certo ou tô errado e Regina Duarte no papel da Viúva Porcina com suas roupas exageradas. No SBT a minissérie americana Pássaros Feridos causa furor ao roubar audiência da Globo. No ano que completou 20 anos a emissora carioca ainda presenteou o telespectador com a adaptação de O Tempo e o Vento de Érico Veríssimo e o seriado Armação Ilimitada que misturava ação, esporte e aventura na linguagem de videoclip com André di Biase e Kadu Moliterno nos papéis de Juba e Lula.



Numa das maiores tragédias da história do futebol, 38 pessoas e feridos indeterminados ofuscaram a decisão da Liga dos Campeões daquele ano entre Liverpool e Juventus, pois o mundo foi apresentado aos terríveis hooligans, um grupo de torcedores que aprontavam arruaças. Com isso os clubes ingleses foram punidos pela UEFA ficando fora das competições por cinco anos.



O francês Alain Prost conquistava seu primeiro título mundial de Fórmula 1 depois de perder o mundial anterior para Niki Lauda. Prost venceu cinco corridas. Ainda na F1 85 Ayrton Senna conquistava suas duas primeiras vitórias: Portugal e Bélgica. E na Fórmula Indy, Emerson Fittipaldi conquistava sua primeira vitória em Michigan.





Numa final surpreendente o Coritiba se tornou campeão brasileiro pela primeira vez. Dirigido por Ênio Andrade, o Coxa venceu o Bangu na disputa de pênaltis por 6 x 5. Dentre os destaques daquele time surpreendente o goleiro Rafael e o atacante Lêla.










Dentre os mortos do ano destacam - se o ator americano Rock Hudson, vítima da AIDS, o genial Orson Welles, a escritora Cora Coralina, o ex- presidente Emílio Garrastazu Médici e o pintor Marc Chagall, contemporâneo de Pablo Picasso e Joan Miró.

Em breve os fatos que marcaram 1986.

9 comentários:

  1. Como o Brasil de 30 anos atrás era bem diferente do atual, pois saíamos de uma ditadura militar para entrar na Nova República, mas o fim da ditadura acabou trazendo junto dias difíceis na economia com o temido dragão da inflação que corroía o poder de compra de um cruzeiro fraco. A morte do Tancredo comoveu o Brasil mas até hoje nunca foi revelada a verdadeira história dos 38 dias de agonia e morte.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do blog, muito bom os conteúdos.

    ResponderExcluir
  3. Gostei! É muito bom saber o que aconteceu no ano em que nasci.

    ResponderExcluir
  4. Gostei! É muito bom saber o que aconteceu no ano em que nasci.

    ResponderExcluir
  5. Poxa não foi mencionado a descoberta do lendário titanic..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois já atualizei e incluí o fato, é que é tanta coisa pra lembrar.

      Excluir
  6. Nasci neste ano. São feitos marcantes.

    ResponderExcluir