Hoje, 24 de setembro Emerson Fittipaldi voltava a fazer história e renascia sua carreira de vez. Há exatos 35 anos completados hoje ele fazia história ao vencer o campeonato de Fórmula Indy.
Correndo na Indy desde 1984 Emerson Fittipaldi vinha em baixa depois de abrir as portas da Fórmula 1 sendo bicampeão mundial, mas depois do fracasso da Copersucar cogitou encerrar carreira, mas voltou a correr e em 1989 Emmo, como era conhecido partia para ganhar o campeonato. As duas primeiras etapas do campeonato em Long Beach e Phoenix Emerson foi razoável, mas o jogo começou a mudar nas 500 milhas de Indianápolis quando venceu pela primeira vez numa épica disputa com Al Unser Jr nas voltas finais. Depois emplacou três vitórias seguidas em Detroit, Portland e Cleveland.
A disputa pelo título da Indy foi com Rick Mears, conhecido como o rei dos ovais e detentor na ocsaião de três vitórias nas 500 milhas de Indianápolis e a penúltima etapa foi disputada no oval curto de Nazareth no estado da Pensilvânia e a diferença entre eles era de 18 pontos. Na época o campeonato da CART dava 20 pontos pro vencedor e pra Fittipaldi a vitória seria o suficiente pra erguer o caneco por antecipação, só que nos treinos Mears fez a pole e na corrida os dois travaram o duelo pelo título até que faltando 14 voltas pro final da prova que era em 200 voltas a Penske se atrapalhou. Mears foi pro box fazer o pit stop e voltou pra pista, mas com a mangueira do reabastecimento de combustível presa retornou aos boxes e cumpriu a punição, melhor pra Fittipaldi que assumiu a liderança e venceu a corrida se sagrando campeão. Era um feito aos 42 anos e tanto pois pela primeira vez um piloto não americano vencia o campeonato de Fórmula Indy e se tornando o segundo piloto a vencer tanto na F1 quanto na Indy, o primeiro foi Mario Andretti. Emerson somou no final da temporada 196 pontos contra 186 de Rick Mears. Emerson Fittipaldi disputaria mais sete temporadas sendo duas vezes vice campeão e em julho de 1996 sofre acidente nas 500 milhas de Michigan e fratura a sétima vértebra.
Vejamos como a imprensa cobriu o acontecimento:
Os jornais do dia 25 de setembro, segunda-feira destacaram a conquista na primeira página com Emerson ocupando boa parte delas, o Estadão só deu a notícia na terça.
Matéria de abertura da revista Manchete chamando Emerson de o melhor piloto do mundo na chamada de capa.
Aqui temos o trecho da transmissão original da Band na narração sempre emocionante de Luciano do Valle e eu assisti essa prova numa antiga TV preto e branco.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário