Há exatos 35 anos completos hoje o mundo assistia a queda do muro que dividiu o mundo em dois polos e que acelerou o fim do comunismo.
Em 9 de novembro de 1989 o Muro de Berlim que dividia a Alemanha em Alemanha Ocidental e Alemanha Oriental começou a ser posto abaixo 28 anos após sua construção em agosto de 1961, 16 anos depois da derrota da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial. Considerado símbolo da Guerra Fria que dividiu o mundo em capitalismo liderado pelos Estados Unidos e o comunismo liderado pela União Soviética o muro dividiu a Alemanha em duas nações, a ocidental capitalista e a oriental comunista caracterizando o conflito ideológico entre as duas superpotências. Os ocidentais cresciam constantemente e isso gerou desconfiança do lado oriental. Em 1989 o regime comunista começava a ruir com revoluções no Leste europeu e em novembro de 1989 o governo decidiu abrir a fronteira com o lado ocidental derrubando o muro e na madrugada do dia 9 pro dia 10 ele começou a vir abaixo. A população armada de martelos, pás e picaretas começou a destruir o concreto pondo fim à guerra fria e acelerar o processo de reunificação do país que só ocorreu em outubro de 1990 quando as duas viraram uma só Alemanha.
Vejamos como foi a cobertura da imprensa nesse fato histórico
Os jornais do dia seguinte, 10 de novembro deram destaque menor pois nesse mesmo dia ocorria outro fato importante da eleição que irei relembrar na sexta, a impugnação da candidatura de Silvio Santos, nos jornais do sábado 11 de novembro deram destaque pra derrubada.
Nas revistas o assunto também foi destaque. Veja colocou uma chamada de capa na sua edição dedicada á eleição, Manchete trouxe na edição de 25 de novembro matéria na última página e na edição seguinte imagens da derrubada do muro.
0 $type={blogger}:
Postar um comentário